Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Jurados brasileiros participam do evento ‘Essência do Vinho’, em Portugal

2022-04-01 às 14:26

Portugal é um dos grandes destaques do continente europeu na produção de vinhos, possui mais de 280 castas autóctones, 14 regiões produtoras e conta com gastronomia típica diferenciada em suas diversas regiões, além de ter pontos turísticos, um acervo cultural histórico, também realiza diversos eventos famosos mundialmente para apreciadores e profissionais do vinho como a Essência do Vinho, considerado o evento do ano que elegerá os 10 melhores vinhos do país.

Após um longo período sem atividades vínicas em razão da pandemia, o país retorna com suas programações e entre elas está o evento Essência do Vinho que teve início em 31 de março e vai até o dia 3 de abril. Criado em 2004, Essência do Vinho – Porto rapidamente afirmou-se como o evento de maior relevo em Portugal. É voltado para o consumidor, mas ao longo do tempo tem suscitado cada vez mais interesse junto dos profissionais do setor.

O evento vem recebendo muitos elogios e é considerado a melhor experiência em vinhos de Portugal, pois reúne feira juntamente com a avaliação dos 10 melhores vinhos de Portugal, somado a mais de 4.000 vinhos em prova, mais de 400 produtores representados e 50 ações temáticas.

Essência do Vinho contará com uma comitiva internacional de especialistas, jornalistas e um quadro de jurados para as avaliações. A jornalista e sommelière paranaense Patrícia Ecave fará parte dos convidados internacionais junto de grandes nomes do vinho em Portugal como Bento Amaral do IVDP – Instituto que certifica e controla os vinhos do Douro e do Porto, Guilherme Correa, Manuel Moreira, Bjarne Mouridsen da Dinamarca, Joe Frei da Suíça, o Master of Wine Liam Steevenson do Reino Unido, Sarah Ahmed do Reino Unido, entre outros.

“Sem dúvida é uma grande honra ser convidada para participar de um evento tão importante que mostra o que há de melhor, novidades e lançamentos e posteriormente poder compartilhar no Brasil, onde vem crescendo o consumo e a importação de vinhos portugueses”, destacou Patrícia Ecave.

Patrícia Ecave

Para Nuno Pires, fundador da Essência do Vinho e proprietário da empresa que também integra a Revista de Vinhos em Portugal e a Revista Gula, o evento será um misto de aprendizagem, didatismo e experimentação: “Um convite a novas experiências, mas também é um grande espaço de reflexão, de troca de impressões”, afirma.

Entre os expositores do evento, estão famosos como Esporão, Quinta da Bacalhôa, Herdade do Sobroso, Avidagos Wines, Casa Ferreirinha, Aveleda, Casa Santos Lima, João Portugal Ramos, entre outors.

Para quem não está em Portugal, o evento será transmitido ao vivo pelo facebook e, aos iniciantes, é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o universo dos vinhos.

A realização do evento será no monumental Palácio da Bolsa, contará com a participação de mais de 20.000 visitantes e, segundo os organizadores, os números são crescentes, cada vez mais curiosos, amantes do vinho, especialistas e convidados internacionais têm comprovado e elogiado o conceito do evento.

Acompanhe pelo Instagram em @patriciaecave https://www.instagram.com/patriciaecave

Acesse a programação do evento em: https://www.essenciadovinhoporto.com/programa

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.