Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Novo empreendimento gastronômico chega à Curitiba: Raulino Cozinha Autoral

Localizado no Cabral, um dos belos bairros curitibanos, o restaurante Raulino apresenta elegância e bom gosto na decoração e criatividade nos pratos autorais que surpreendem pela riqueza de detalhes e sabor
2021-06-29 às 18:48

Neste mês de junho Curitiba foi presenteada com um novo empreendimento gastronômico consolidado por meio da parceria entre o Chef André Raulino e o empresário Rogério Marcondes. O restaurante, situado no Cabral, conta com uma decoração encantadora composta por quadros do artista plástico Juarez Machado e um ambiente agradável com um elegante deck, taças e louças impecáveis e criativas. A carta de vinhos traz uma variedade excepcional com rótulos de diversos países, vários deles considerados vinhos raros e de produção limitada, o que tornou a escolha mais difícil diante de tantas opções excelentes.

André Raulino soma uma vasta experiência no mundo gastronômico. Antes de assumir o cargo atual, comandou o Pescara Cucina Italiana, também na capital Curitiba e agora realiza sua grande conquista: ter um espaço próprio com suas criações exclusivas e autorais. Uma característica que chamou a minha atenção é o fato do Chef prestigiar fornecedores locais (muitos deles orgânicos) e das cidades vizinhas como Quatro Barras, e produtores da Serra da Graciosa e Morretes, no litoral do Paraná. Esta iniciativa fortalece a economia sustentável para os pequenos produtores e constrói uma gastronomia contemporânea que valoriza produtos de qualidade. Raulino ainda destacou seu apreço por temperos e alimentos frescos e nos contou que tem sua própria horta.

O restaurante conta com Menu à la carte, mas o carro chefe é o Menu Confiance, uma experiência diferenciada na qual o cliente saberá detalhes do prato somente na hora em que será servido e foi essa minha opção para conhecer a proposta do restaurante. Nessa oportunidade pude constatar a criatividade, a sensibilidade e os detalhes proporcionados pelo Chef André Raulino que apresenta uma gastronomia multicultural. Além disso, o Chef fez questão de ficar próximo ao seu público, para isso localizou a cozinha com uma ampla janela próxima ao salão, onde os clientes podem observar a elaboração dos pratos. O Menu Confiance oferece 3 opções com serviço à francesa, 3 tempos, 5 tempos ou 7 tempos. Optei pelo primeiro, confira a seguir os pratos servidos:

 

Entrada

Siri na cachaça com ovas de tobiko (ovas de peixe-voador): de inconfundível textura crocante e sabor marinho, tem uma bela coloração que acrescenta um toque de refinamento e brilho no prato que ainda contou com farofa de cebola caramelizada e rodelas da sedutora kinkan (mini laranja de origem asiática). Esse mix proporcionou uma explosão de sabores, uma das melhores entradas que provei até o momento. A entrada ainda contou com um saboroso acompanhamento de creme de limão com katsobuchi (conserva seca de carne de atum-bonito).

 

Prato principal 1

Mignon Wellington: prato tradicional criado em homenagem ao comandante britânico que derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815. Trata-se de mignon suculento envolto em massa folhada crocante, dourada, acompanhado de demi-glace, edamame de capuchinha, espécie de flor que confere um sabor levemente apimentado, e tutano recheado com duxelle de cogumelos.

 

Prato principal 2

Coxa de Pato confitada: prato francês também conhecido como confit de canard, apresentou textura macia e ponto perfeito, acompanhado de molho sugo da casa, abóbora glaceada com cardamomo e risoto cremoso de legumes com gengibre e limão e finalizado com kinkan, uma preparação primorosa e agradável ao paladar.

 

Sobremesas

Como estávamos em três amigos tive a oportunidade de provar as três opções abaixo:

1- Matchá: mousse de chocolate branco cremoso e finacier (bolinhos de origem francesa feitos com farinha de amêndoas) de matchá e massa folhada crocante.

2- Pistache e Maracujá: mousse de pistache, mousse de maracujá e ganache Montee de coco.

3- Chocolate: mousse de chocolate 54%, cremoso de chocolate e caramelo salgado.

 

O vinho escolhido para os pratos principais foi o Expression, um exemplar da Bulgária, produzido no Vale do Struma e elaborado com as castas Cabernet Franc e Early Melnik (casta autóctone ou nativa da Bulgária). É um vinho inspirado na liberdade e na expressão, traz em seu rótulo uma colorida libélula, que simboliza a natureza e o equilíbrio que trazem vida plena. No aroma traz especiarias como a pimenta preta moída, frutas secas e chocolate. Em boca é frutado, expressivo e com agradável toque de café. Revela bom corpo, taninos macios e generosa acidez, não tem passagem por barrica e apresentou um conteúdo e personalidade surpreendentes.

Para a sobremesa a degustação foi realizada com o tradicional vinho português Porto Messias Tawny, fortificado com aromas de frutas vermelhas em compota e toques de baunilha, elaborado com as castas tinta barroca, tinta roriz, tinto cão e touriga nacional.

Para os adeptos de outras bebidas, o restaurante conta também como uma carta de coquetéis, drinks, cervejas e soft drinks, além disso destaco a equipe exemplar de funcionários que conduz com maestria o atendimento aos clientes. 

 

Serviço:

Raulino Cozinha Autoral 

Endereço: Rua Recife,  220 –  Cabral, Curitiba 

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h; aos sábados, das 11h às 15h e das 18h às 23h, e aos domingos, das 11h às 15h30. 

Reservas pelo WhatsApp (41) 92004-7748

E-mail [email protected]

Instagram: @raulinorestaurante

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.