Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Ponto Jazz: elegância, gastronomia e drinks inspirados em New Orleans

2021-12-10 às 13:21

Os curitibanos contam com mais uma casa de jazz, esta é inspirada nos bares de New Orleans e na elegância dos estabelecimentos parisienses, com drinks desenvolvidos especialmente para harmonizar com os pratos da casa, o Ponto Jazz Gastrobar é a mais nova opção para quem aprecia um ambiente agradável com boa música.

Nas primeiras vezes que passei de carro pela Rua José de Alencar, me chamou a atenção o imóvel com grandes painéis de vidro, tão logo o estabelecimento inaugurou, fui fazer uma visita. Já na entrada, a receptividade se mostra um ponto forte da casa, mas tem muitos outros, o ambiente e a decoração, por exemplo, surpreendem. As grandes janelas ou paredes de vidro são impressionantes, era como eu imaginava quando via de fora, proporcionam luminosidade, leveza e sofisticação ao ambiente, permitindo ainda uma integração da área externa com a interna.

Caminhando pelo espaço, a sensação que tive foi de acolhimento e amplitude, as cores são aconchegantes e, para minha surpresa, encontrei um grande balcão com 35 banquetas (foi amor à primeira vista) extremamente confortáveis e que transmitem descontração e informalidade ao conjunto da obra, mas além delas há outras mesas disponíveis para quem preferir não ficar no balcão.

O menu do Ponto Jazz conta com o trabalho do Chef Fernando Ferreira e a maioria dos seus pratos tem inspiração, obviamente, em New Orleans. Relembrando, New Orleans é uma importante cidade americana, situada na área metropolitana do estado de Louisiana, região sudeste dos Estados Unidos, é muita famosa pela sua gastronomia. Ostenta a melhor comida dos EUA, além de ser uma das mais criativas e singulares do mundo, e a música também é destaque, pois a cidade é considerada o berço do jazz. Ela é muitas vezes referida como a “most unique” (única, sem igual) dos Estados Unidos, imagine ainda misturar a isso um pouco da cultura caribenha, francesa, espanhola e africana, com a adição de muito jazz, soul e, finalmente, sem economia nos temperos e frutos do mar, assim é New Orleans. Essa é a fonte de inspiração do Ponto Jazz Gastrobar, portanto espere encontrar saladas e sanduíches gourmets, massas, frutos do mar, até um tradicional mignon com batatas, porém tudo preparado com especiarias, ingredientes refinados, saborosos e picantes, que é bom lembrar!

No quesito bebidas, a casa conta com o Mixologista e Chef de Bar Ariel Todeschini que se especializou em coquetéis e levou seus estudos com muita dedicação, ganhando lugares nas finais de campeonatos nacionais de coquetelaria. Ariel comanda uma carta incrível, com diversas opções e todas podem ser harmonizadas com os pratos do menu. Também tem algumas opções de vinhos, destilados e soft drinks. Do balcão é possível avistar o movimento da Marechal Deodoro no Alto da XV, esquina com a agitada e movimentada José de Alencar, e embora não tenhamos as luzes neon e sacadas bonitas com fitas da Bourbon Street, a atmosfera do espaço, a iluminação, a decoração, a música e a vista colocam a imaginação para funcionar e não deixam nada a desejar. Um outro ponto positivo e interessantíssimo é a preocupação e o investimento realizado na arquitetura e no som do bar, que conta com isolamento acústico que permite uma equalização perfeita, portanto, nenhum vizinho precisa se preocupar. Saliento ainda que, durante minha conversa com a equipe e o proprietário da casa, o som estava num volume perfeito, com qualidade incrível e não era necessário levantar a voz para conversarmos, simplesmente impecável!

Segundo o advogado e músico Jorge Kitzberger, proprietário e grande idealizador do projeto, o objetivo é proporcionar um ambiente agradável, descontraído, onde as pessoas venham confraternizar e ouvir boa música: “optamos por essa escolha contemporânea para criar um bar pós pandemia, onde todos possam encontrar alegria, energia positiva, gastronomia e música de qualidade”, destaca.

Se você procura um bar que reúne sofisticação, conforto, comida boa, jazz presente elegantemente em todas as partes e que ainda lembra um pouco da querida Nola*, essa fórmula encantadora está no Ponto Jazz Gastrobar.
*Nola é a forma carinhosa como New Orleans é chamada pelos seus moradores e simpatizantes.

Serviço
Ponto Jazz Gastrobar
Horário de funcionamento: Terça a sábado a partir das 18h
Reservas: (41) 99974-9577
Endereço: Rua Mal. Deodoro, 1937 – Alto da XV, Curitiba – PR, esquina com José de Alencar.
Instagram: @pontojazz
Site: https://www.pontojazz.com.br/

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.