Vinhos & Viagens: Prêmio ‘Bom Gourmet’, pelo segundo ano consecutivo, conta com jurada ponta-grossense | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Vinhos & Viagens: Prêmio ‘Bom Gourmet’, pelo segundo ano consecutivo, conta com jurada ponta-grossense

2022-09-03 às 17:12

A 12ª Edição do Prêmio Bom Gourmet da Gazeta do Povo, considerada referência nacional no setor de gastronomia, aconteceu no White Hall Jockey em Curitiba e premiou os melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade com uma festa em grande estilo para convidados e premiados

O White Hall Jockey Eventos recebeu convidados e premiados para mais uma grande festa do Prêmio Bom Gourmet, na noite da última quarta-feira (31). Os vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2022 foram escolhidos em seis etapas. A “Indicação Popular” contou com a ajuda do público para selecionar os melhores em 15 categorias, que trazem os sabores mais tradicionais da cidade. Para a etapa “Especialidades”, o Bom Gourmet selecionou jurados especializados para ajudar na escolha de nomes que se destacam em cada uma das 10 categorias definidas: Boteco Raiz, Menu, Melhor Restaurante, Carta de Vinho, Produtor Local, Pão artesanal, Cervejaria artesanal paranaense, Prato Veg, Brunch e Chefs 5 estrelas.

A jornalista e sommelière ponta-grossense Patrícia Ecave participou, mais uma vez, como jurada na Categoria Vinhos, ao lado de nomes como o renomado advogado Guilherme Rodrigues, crítico, colunista do jornal Gazeta do Povo e integrante de conceituadas confrarias mundiais. A categoria elegeu neste ano as melhores cartas de vinhos de Curitiba. “O setor vem mostrando um desenvolvimento surpreendente no Brasil desde o início da pandemia com crescimento recorde de consumo e portanto, foi incluído como nova categoria já em 2021”, destaca Patrícia.

A sommelière ainda tem realizado, neste ano de 2022, uma imersão intensa na busca de mais conhecimento e fortalecimento de conexões profissionais na Europa. Passou períodos de pesquisa junto a produtores do Velho Mundo, esteve no País Basco, Rioja Alavesa na Espanha e com várias CVR’s – Comissões Vitivinícolas Regionais de Portugal, concluindo ainda o curso de Enoturismo junto à Comissão Vitivinícola do Algarve, “quando decidimos nos dedicar a determinado setor profissional é necessário sempre agregar conhecimentos, atualização constante e investimentos para que possamos transmitir informações com solidez e também podermos participar de eventos importantes como o Bom Gourmet”, pontua.

Patrícia Ecave – Jurada no Prêmio Bom Gourmet 2022

Ainda sobre a Europa, Patrícia destaca que a grande conquista desse ano foi sua participação como jurada internacional convidada da Essência do Vinho, o maior evento de vinhos europeu que elege anualmente os 10 melhores rótulos portugueses. O evento aconteceu no Palácio da Bolsa na cidade do Porto em Portugal e contou com jurados da Itália, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e EUA. “Sem dúvida foi um dos grandes momentos da minha vida profissional, de muito orgulho e alegria que contribui para solidificar o trabalho que realizo com muita seriedade e dedicação”, ressalta Patrícia ao lembrar também que nos últimos tempos vem crescendo o número de “influenciadores” sem conhecimento de causa no mundo do vinho e que portanto, é preciso cuidar e avaliar a veracidade de tudo que é publicado na internet, “o vinho é uma bebida cultural, diferenciada, com estilo e recentemente caiu na moda, o que por um lado é bom e importante que seja propagado, porém, deve ser sempre com responsabilidade e informações corretas”.

Além de vinhos, Patrícia Ecave escreve também sobre gastronomia e turismo. Para acompanhar mais informações e entrevistas, o perfil no Instagram é @patriciaecave

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.