Vinhos & Viagens: ‘Quinta do Pôpa lança experiência de hospedagens em EcoCubos’, por Patrícia Ecave | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Vinhos & Viagens: ‘Quinta do Pôpa lança experiência de hospedagens em EcoCubos’, por Patrícia Ecave

2022-09-16 às 09:13

Sugestão para enoturistas e apreciadores de vinhos que vão a Portugal: dormir no meio da vinha com o rio Douro aos pés, essa é a experiência em “cubo” proporcionada pela Quinta do Pôpa: visitar a vinícola, provar vinhos e dormir entre as videiras: viver, sentir e explorar a natureza de forma sustentável.

Desde que abriu portas para o enoturismo, há dez anos, Vanessa Ferreira, co-proprietária e responsável desta área na Quinta do Pôpa – situada na EN 222, na encosta de Adorigo, concelho de Tabuaço, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, património mundial da UNESCO – tem o sonho de aumentar a oferta de hospedagens, sempre numa ótica diferenciada e sustentável. É agora dado o primeiro passo, ainda que em regime pop-up, numa parceria com a start-up Eco3 (ecocubo). Durante o mês de setembro vai ser possível somar além da hospedagem, várias possibilidades de explorar a Quinta do Pôpa em uma experiência em plena harmonia com a natureza: um quarto em forma de cubo instalado no meio da vinha e com o rio Douro aos pés.

A Eco3 dedica-se ao turismo sustentável, promovendo experiências únicas em locais inesperados. Fazem através da instalação de “abrigos” ecológicos e sustentáveis – cubos feitos à base de madeira e cortiça, materiais 100% naturais e portugueses, e com a particularidade de serem totalmente desmontáveis – em locais estrategicamente selecionados, onde a imersão na natureza é denominador comum. Uma oferta que se destina adeptos do slow and nature travel, que encontram neste formato um confortável refúgio na natureza, aliando a flexibilidade de uma tenda ao conforto de um quarto.

A Quinta do Pôpa torna-se agora parceira da Eco3, sendo o primeiro produtor vitivinícola a receber esta tipologia de equipamento. A parcela de Vinhas Velhas mais icónica da Quinta, aquela que este ano celebra nove décadas, foi a eleita para receber o quarto e o banheiro da Eco3. Sob o mote ‘Experiência ao cubo na Quinta do Pôpa’, há duas opções: a ‘Standard’, que inclui visita & prova de vinhos, uma garrafa de ‘Pôpa UnOaked’ e estadia de uma noite, com cesto de café da manhã; e a ‘Premium’, em que a visita & prova dão lugar à participação no programa de vindimas, composto por visita, prova, participação nas atividades de vindima e almoço.

A primeira opção tem o valor de €150,00 euros e está disponível de terça a sexta-feira, a segunda custa de €200,00 euros e acontece apenas às quartas e quintas-feiras – dias em que há programa de vindimas. O quarto tem cama de casal, sendo uma experiência para desfrutar a solo ou a dois. As reservas são feitas on-line, através do site da Eco3, em www.ecocubo.pt/douro-tabuaco, ou da plataforma Airbnb, em www.airbnb.com/h/ecocubo-douro.

Para Vanessa Ferreira, “esta é uma sinergia perfeita, porque há muito que procuramos oferecer alojamento na nossa quinta e este é o pontapé de saída, ainda mais com uma empresa que partilha os mesmos valores que nós, assentes na sustentabilidade e proximidade com a natureza e território envolvente. Esperamos que todos os que nos queiram visitar gostem tanto desta experiência quanto nós. Aliado à pernoita no cubo, oferecemos dois programas de experiências repletos de actividades para que os nossos visitantes criem memórias inesquecíveis.”.

Local: Quinta do Pôpa, EN222, Adorigo, 5120-161 Tabuaço

Dias: Durante o mês de Setembro. Terça a sexta-feira (opção Standard). Quarta e quinta-feira (opção Premium)

Reserva: www.ecocubo.pt/douro-tabuaco ou www.airbnb.com/h/ecocubo-douro

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.