Vinhos & Viagens: ‘Três ícones do humor nacional lançam a linha de vinhos portugueses Putos’, por Patrícia Ecave | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Vinhos & Viagens: ‘Três ícones do humor nacional lançam a linha de vinhos portugueses Putos’, por Patrícia Ecave

2022-09-24 às 14:53
Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal assinam rótulos branco, rosé e tinto

Tal qual as Caravelas Santa Maria, Pinta e Niña, os distintos cavalheiros Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal são desbravadores, mas do stand up brasileiro. Por este motivo, estes ícones do humor nacional criaram três vinhos portugueses, os Putos branco, rosé e tinto, lançados agora no Brasil.

O nome e o rótulo descontraídos fazem referência a um clássico tinto francês. “Pensei que o rótulo tinha que ser semelhante ao de um vinho de grande prestígio para contrastar com o nome divertido e os nossos rostos”, diz Danilo Gentili, autor das caricaturas. “É o equilíbrio entre o sério na forma e o divertido na essência”, completa o humorista.

“Em Portugal, ‘putos’ significa garotos e aqui, no Brasil, ‘putos’ é o que nós somos mesmo”, diverte-se Oscar Filho. “Somos conhecidos como os dinossauros do stand up por sermos da primeira geração e termos participado do big bang da linguagem no Brasil, então fica irônico nos chamarmos de meninos. Por isto, pensei neste nome”, completa.

A ideia de assinar um vinho aconteceu certo dia que eles saíram de um show e se reuniram para escrever novos textos e degustar vinhos, em São Paulo. O lacre vermelho que ilustra o rótulo é justamente uma referência ao grupo dos três humoristas, o Stand Up Raiz. Diogo Portugal, apreciador da bebida há tempos, resolveu levar a conversa adiante. “Ficamos muito felizes quando o projeto se concretizou”, conta Diogo. “Este é um vinho de ótima qualidade e acessível, esperamos que as pessoas o consumam em momentos divertidos”, finaliza.

Os vinhos são elaborados no Alentejo, região ao Sudeste de Portugal. O Putos tinto é produzido com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Muito macio e saboroso, possui aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha. O Putos rosé é um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. Fresco e delicado, com sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como framboesas e morangos. Antão Vaz, Gouveio e Arinto são as uvas do Putos branco. Os aromas lembram pêssegos e, em boca, possui acidez equilibrada e refrescante.

Os vinhos Putos são trazidos exclusivamente ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.