Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Turismo, natureza, cachoeiras e tranquilidade a 50km de Curitiba

2021-02-16 às 18:12
Foto: Sebrae

O Paraná possui diversas regiões e locais de passeio para aqueles que gostam de aventura, da natureza e seus sons e de ar puro, além de tudo isso podem encontrar ainda a beleza extraordinária do verde nas variadas vegetações do estado. O litoral paranaense tem lugares assim também, mas não é especificamente de praias que estou falando e sim de lugares mais tranquilos, sem aglomerações, onde o contato é definitivamente com a natureza!

Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de um dos grandes biomas brasileiros com uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta: a Mata Atlântica, próximo de Morretes. Saindo de Curitiba, passando por Quatro Barras, segui pelos 33 km da Estrada da Graciosa, um trajeto maravilhoso, muitas partes ainda são de paralelepípedos, parte de uma estrutura antiga que se mantém preservada. É importante destacar que essa é uma via turística que deve ser feita com calma para apreciar o que a natureza nos presenteia pelo caminho: lindas hortênsias, árvores, pássaros, animais exóticos. Portanto, os “apressados” no volante não devem trafegar por essa via, pois dirigir em alta velocidade é extremamente perigoso nesse trecho. Na temporada de verão também se encontram quiosques com belas vistas que oferecem lanches, caldo de cana, pastel, milho e etc.

Aproximadamente no Km 11 da Estrada da Graciosa fica o Recanto das Saíras, uma propriedade que conta com chalés que oferecem a estrutura básica como quartos, banheiros, frigobar, mini-pia, churrasqueira, redes e um jardim impecável para alegria dos hóspedes.

O agendamento sempre deve ser realizado com antecedência: “a estrutura é para poucos hóspedes, geralmente para uma única família, casais ou grupo de amigos, e nosso objetivo desde o início de nossas atividades é justamente oferecer privacidade e tranquilidade sem grandes aglomerações aos que nos procuram”, destaca um dos proprietários, Noeval de Paula.

Ainda no Recanto das Saíras os hóspedes podem usufruir de banhos no Rio São João, que fica nos fundos da propriedade, ou fazer uma trilha até as cachoeiras que ficam do outro lado do rio. O Recanto possui uma página no Facebook e site com fotos e informações.

Morretes ainda oferece outros estabelecimentos familiares, agradáveis e aconchegantes que deixam os visitantes em contato direto com a natureza, perfeito para quem quer fugir dos grandes centros urbanos. Possui um centro histórico e vários restaurantes que oferecem o famoso “Barreado”, prato típico paranaense que tem origem nos tempos do Brasil Império.

Alguns defendem que ele surgiu entre os caboclos das encostas da Serra do Mar, no litoral do Paraná, ainda no período colonial, mas com o tempo acabou associado às festas que antecediam a quaresma, o chamado Entrudo (por isso sua relação com o carnaval). A receita leva um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho, cozida por horas em uma panela de barro até desmanchar.

 

Atividades recreativas

Além da gastronomia típica, Morretes também tem várias opções de passeio. Confira alguns deles:

– O Rio Nhundiaquara acompanha a Estrada da Graciosa, também é cercado de natureza e muito apreciado por pescadores e por banhistas para a descida com bóias nas corredeiras. 

– O Pico do Marumbi é ideal para quem aprecia montanhismo. 

– O passeio de trem pela Serra do Mar é uma experiência inesquecível! 

– O Santuário Nhundiaquara é um parque ecológico com 400 hectares e completa infraestrutura de alimentação, vestiários, guarda-volumes e estacionamento. 

– Morretes também é a terra da cachaça artesanal e é considerado um dos principais produtos da cidade.

Confira no link abaixo algumas imagens do passeio que fiz pela trilha lateral ao Rio São João e de algumas cachoeiras:

https://www.instagram.com/patriciaecave/

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.