Domingo, 24 de Outubro de 2021
foto: Clebert Gustavo

Vinhos & Viagens: Um brinde à solidariedade!

O Outubro é rosa, o vinho é rosé, mas a harmonização vai muito além.
05/10/2021 às 11:28

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. No Brasil, onde são diagnosticados mais de 59 mil casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a campanha torna-se ainda mais importante.

 Pensando nisso, a Porto a Porto em parceira com a ONG Cabelegria lançou a campanha “Um Brinde à Solidariedade”. Durante o mês de outubro, parte do valor de cada garrafa de alguns vinhos do portfólio será revertida em uma doação para a Cabelegria, que produz e doa perucas para pessoas diagnosticadas com câncer. Os vinhos participantes da campanha são: os portugueses Monsaraz Rosé, Pouca Roupa Rosé e Santola Rosé; o francês Le Rosé de Floridene; o espanhol Numbered Edition; e os chilenos Santa Carolina Reservado Rosé e Santa Carolina Reservado Rosé Edição Especial Outubro Rosa.

Cabelegria

Fundada em 2013 por Mariana Robrahn, a instituição Cabelegria arrecada cabelos, confecciona perucas e distribui, gratuitamente, ao Brasil inteiro, para crianças e mulheres que perderam os cabelos devido ao câncer. A autoestima faz diferença durante o tratamento da doença e, por isso, a equipe da instituição busca aumentar a produção, estabelecer a escolha para que cada paciente decida qual combina mais com o seu estilo e garantir um atendimento humanitário e descontraído. A ONG já confeccionou e distribuiu mais de 10.300 perucas.

Monsaraz Rosé

Vinho português da região do Alentejo elaborado com as uvas Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. Apresenta aromas de cereja, framboesa e morango, com notas florais. É fresco, elegante e equilibrado. Harmoniza muito bem com saladas, mariscos, peixes grelhados ou cozidos e sushi.

Pouca Roupa Rosé

Vinho português elaborado com as uvas Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Em boca possui boa estrutura, é equilibrado e com final saboroso. É ótimo como aperitivo e para acompanhar saladas mediterrâneas e pratos orientais.

Santola Rosé

Na composição deste vinho português, as uvas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Leve e fresco, possui aromas que lembram morangos e framboesas. No paladar é levemente frisante. Harmoniza com saladas leves e também é excelente para ser degustado sozinho.

Le Rosé de Floridene

Vinho extremamente elegante produzido na região de Graves, em Bordeaux, na França, apenas com a uva Merlot. Apresenta aromas que lembram maracujá, morango e groselha. No paladar é seco, saboroso e refrescante. É ideal para acompanhar peixes e aperitivos.

Numbered Edition – Soto de Oñatil

Rosé da Rioja, a principal denominação da Espanha, com a uva Tempranillo. Seus aromas lembram framboesa. Em boca é fresco e frutado. Harmoniza com aperitivos ou queijos diversos. É uma edição limitada e numerada, ou seja, cada rótulo é único.

Santa Carolina Reservado Rosé

Vinho chileno da região do Vale Central, é elaborado com a uva Cabernet Sauvignon. Apresenta aromas de frutas vermelhas, como morangos. No paladar é fresco e sedoso, com final agradável. Harmoniza com carnes brancas, queijos e massas.

Santa Carolina Reservado Rosé Edição Especial Outubro Rosa

Vinho chileno da região do Vale Central, é elaborado com a uva Cabernet Sauvignon. Em boca é seco, com corpo leve e acidez equilibrada. Possui aromas de frutas vermelhas, em especial o morango. Sua harmonização pode ser feita com massas leves.

Vamos abraçar esta causa?

No blog da Porto a Porto você encontra a lista de locais participantes da campanha. Acesse www.portoaporto.com.br/blog

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.