Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Vinhos & Viagens: Vinhos do Brasil, Chile e Portugal foram apresentados no primeiro encontro do ano da FEH

Na última semana, a FEH - Business Representações promoveu sua primeira degustação de vinhos de 2021 em Curitiba, com apresentação de três países e mais de 20 rótulos diferentes.
2021-01-27 às 11:34

Produtores de vinhos do Brasil, Chile e Portugal se juntaram ao portfólio da FEH – Business Representações que realizou o primeiro encontro de vinhos de 2021 no Alto da XV, em Curitiba. Para apresentar os novos rótulos, o encontro foi planejado cuidadosamente pelo sommelier e empresário Fagner de Espíndola. A atividade foi dividida em 3 dias, com agendamento de 3 clientes por vez para cada degustação: “nosso objetivo foi apresentar os nossos novos produtos, mas com todo cuidado e medidas necessárias para prevenção do covid-19, por isso os grupos se limitaram a três pessoas por vez para cada uma das apresentações”, explica Fagner.

Fagner De Espindola da FEH

Entre os rótulos brasileiros que passam a fazer parte do portfólio da empresa estão os produtos da Bueno Wines, vinícola de propriedade do comentarista esportivo Galvão Bueno, que teve o privilégio de rodar o mundo nos últimos 40 anos trabalhando com eventos nessa área. Com essa experiência, Galvão teve a oportunidade de conhecer e se apaixonar pelo mundo dos vinhos, produzindo grandes rótulos, seu primeiro vinho brasileiro foi lançado em 2010.

No encontro, foram expostos os seguintes vinhos da Vinícola Bueno Wines, todos produzidos na região da Campanha Gaúcha (RS):

Paralelo 31 Gran Reserva

Trata-se de um corte com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, com amadurecimento em barricas novas de carvalho francês e americano por 12 meses. Tem aroma de fruta madura de casca escura, notas de tosta e de tabaco de charuto. Na análise gustativa é denso, equilibrado em boca, com refrescantes notas balsâmicas e uma acidez fixa balanceada. Os taninos estão plenos de vigor, garantindo uma sólida e sedutora estrutura.

Bellavista Estate Pinot Noir 2018

O amadurecimento desse vinho é realizado em barricas de carvalho francês por 6 meses. A análise olfativa traz intensidade e elegância de aromas frutados, como o de cereja, oferecendo complexidade pelo estágio em carvalho, trazendo ainda aroma de tabaco e chocolate branco. A análise gustativa denota sensação de fineza e sutileza, estrutura média e frescor.

Bueno Moments VIN Cabernet Sauvignon

Vinho varietal de Cabernet Sauvignon com aromas frutados, destacam-se groselha preta, ameixas, morangos maduros e pimentão. No paladar tem boa estrutura, com taninos macios, proporciona em boca sensação de suavidade e frescor de persistência média.

Espumante Moments VIC

Um assemblage elaborado pelo método Charmat, a partir das uvas Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Este espumante imprime em essência o Terroir Bellavista Estate é jovem e equilibrado, com bom volume de boca e acidez refrescante.

Bellavista Desirée Brut Rosé

Elaborado também pelo método Charmat, após a segunda fermentação, matura na permanência das leveduras por 2 meses, conferindo mais delicadeza e fineza. As castas são Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Tem aromas finos e delicados de frutas vermelhas, tais como: cereja e framboesa, com um toque floral bem sutil. Em boca, se revela um espumante extremamente agradável, de acidez delicada, aliada a uma boa cremosidade.

A linha Estate Séries La Playa da Vinícola de Colchagua do Valle de Curicó também trouxe rótulos varietais de Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carmenère. E a linha La Playa Reserve apresentou rótulos varietais de Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e também a Carmenère, conhecida como Linha Block Selection La Playa, que traz vinhos de personalidade com produção limitada e exclusiva. São vinhos frescos, macios e fáceis de beber, dos vales de Colchagua Limarí e Curicó.

Experientia

Os vinhos chilenos Experientia são produzidos pela Terra Astral Wines que tem como proposta trabalhar com vinhos varietais, dando assim total atenção à qualidade de seus vinhos de entrada.

Ancla Gran Reserva Chile

São vinhos orgânicos de produção da vinícola Odfjell Vineyards, cujos produtores são um dos mais renomados do Chile. Eles estão localizados dentro da região vitivinícola do Vale Central. Estes vinhos representam o estilo mais pessoal de sua enóloga, a jovem Francisca Palacios, onde ela busca retratar em cada garrafa todo o trabalho orgânico realizado nos vinhedos, respeitando a fruta, sua tipicidade e a biodiversidade do lugar. Estes vinhos irradiam fruta e frescor, sendo ao mesmo tempo elegantes e complexos, o que os leva a serem vinhos únicos e representativos de seu lugar de origem.

Portugal

A produtora de vinhos Lusovini que abrange as regiões do Dão, Bairrada, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes, produz vinhos que oferecem toda riqueza do terroir português. A empresa, que expandiu a comercialização para África, Ásia, América do Norte e América do Sul, também esteve presente na degustação com os seguintes rótulos: Quinta do Sobreiro de Cima, Flor de Nelas Reserva – Dão, Terras de Fialho, Santa Valha Fresh, Nelus – Dão e Torre de Coimbra.

O evento disponibilizou diversos rótulos para clientes e especialistas provarem e esclarecerem suas dúvidas: “nosso interesse é trazer o produtor aos nossos clientes e especialistas para que possam conhecer a qualidade de cada produto, bem como as características de produção e composição”, finalizou Fagner, que destacou ainda a satisfação com o resultado obtido no encontro.

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.