Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Seguindo medidas de segurança e higiene, comércio de Tibagi reabre nesta sexta-feira (3)

2020-04-03 às 12:30

Estabelecimentos devem respeitar medidas de higiene e segurança previstas em decreto

Seguindo o decreto n° 727/2020, que autorizou a retomada do atendimento ao público de algumas empresas, o comércio local reabriu nesta sexta-feira (03). Durante o dia, a Comissão Municipal de Fiscalização percorrerá o comércio local garantindo que as medidas de higiene e segurança, previstas no decreto, estão sendo respeitadas.

O prefeito Rildo Leonardi espera que tudo funcione da melhor maneira possível. “Começamos a reativação da economia local, flexibilizando o funcionamento do comércio. Criamos a comissão que irá intensificar a fiscalização dos estabelecimentos, garantindo o cumprimento das medidas e a segurança da população. Esperamos que todos os empresários sigam as medidas de higiene e tenham um bom retorno com esta medida”, afirma.

O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Tibagi (Acetti), Paolo Pavesi, vê com bons olhos a reabertura do comércio e estimula a população para que gaste seu dinheiro no município. “É importante esta reabertura que dará um fôlego para pequenos e médios empresários pagarem suas contas. Sabemos que vamos passar por momentos difíceis, por isso pedimos para que a população priorize gastar seu dinheiro no comércio local. Também peço para que a população mantenha as medidas de segurança e prevenção à pandemia”, diz.

No último dia 21 de março o poder executivo decretou a suspensão do atendimento presencial, através do decreto 721/2020, mantendo abertas só empresas com atividades consideradas essenciais, como mercados, mercearias, farmácias, borracharias e oficinas mecânicas. O novo documento prevê que o comércio deverá adotar medidas preventivas para receber o público ao abrir as portas.

No decreto também está mantido o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes por mais dez dias, a partir desta quarta-feira (01). Estes poderão atender somente com encomendas e entregas. Atrativos turísticos, parques, tanto púbicos quanto privados, permanecem fechados para visitação. A rede hoteleira também fica impedida de receber turistas ou grupos. Eventos particulares ainda estão proibidos, bem como a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, por exemplo, tudo para evitar aglomerações.

A Prefeitura está acompanhando a situação da pandemia e pode alterar, a qualquer momento, as políticas públicas municipais de prevenção caso as medidas preventivas não estejam surtindo os efeitos esperados.

Informações/Imagem: Prefeitura de Tibagi