Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Série que passa na Netflix compra obra de escultor ponta-grossense

2020-06-20 às 08:53

A produção da série ‘The Sinner’ (USA Network) adquiriu uma obra do escultor ponta-grossense André Waiga. De acordo com informação repassada pela produção do seriado ao artista, o objeto deve ser exibido em algum episódio da terceira temporada, estreada este mês na plataforma Netflix.

De acordo com o artista, a Coordenadora de Autorização da emissora, Claire Musica, entrou em contato com ele em novembro de 2019, por meio da plataforma de vendas ETSY, um dos locais onde Waiga comercializa suas obras.

“Ela [Claire] me perguntou se eu assinaria um contrato permitindo usar o meu trabalho como decoração em um cenário da série. Aceitei, obviamente. Eu assinei o termo e no dia seguinte a Christina Dunham, do mesmo departamento, comprou o meu busto do [filósofo alemão] Nietzsche. Enviei o pedido para o endereço deles no Brooklyn, em Nova York, e desde então aguardo ansioso a aparição do meu trabalho na série”, revela Waiga.

Artista

Waiga produz cerca de 20 bustos por mês. Desse total, 80% é vendido para o exterior. O ponta-grossense tem clientes nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Chile, Peru, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Áustria, Dinamarca, Rússia, Austrália e Japão. No Brasil, ele já enviou as suas esculturas para quase todos os estados. “Nietzsche é o popstar da coleção”, aponta.

O interesse do artista por escultura surgiu quando ele ainda era criança. Aos poucos, Waiga tomou consciência do próprio talento, desenvolveu as suas técnicas e se profissionalizou. “Assisto a cursos, leio literatura especializada e pratico bastante”, aponta ele, que tem como as suas maiores influências nomes como Michelângelo, Bernini, Rodin, Henry Moore e Nick Bibby – e, no Brasil, Cícero D’Ávila.

De 2017 a 2019, o ponta-grossense também trabalhou como diagramador da revista D’Ponta, publicada pelo Grupo Barbiero Comunicações.

As obras de Waiga podem ser compradas por meio de seu site oficial.

Série

Baseada no livro de mesmo nome da escritora alemã Petra Hammesfahr, ‘The Sinner’ é uma série de crime, drama e mistério que estreou em 2017 e está em sua terceira temporada. No site Internet Movie Database (IMDB), o seriado ostenta a nota 8.0, considerada alta.

Confira o trailer da terceira temporada:

Por Rafael Guedes | Foto: Daniel Couto