Terça-feira, 07 de Maio de 2024

Você sabia que pode ouvir o áudio completo do show de Raul Seixas em Ponta Grossa? Veja como!

2020-07-01 às 19:06

No último domingo, 28 de junho, Raul Seixas completaria 75 anos. Para comemorar a data junto à legião de fãs do roqueiro baiano, a revista D’Ponta e o portal D’Ponta News preparam uma matéria especial sobre o show que Raul Seixas realizou na cidade no final da década de 80. 

Mais de 3 mil pessoas lotaram o Ginásio de Esportes Oscar Pereira, no dia 14 de maio de 1989, para ver no palco um Raul Seixas visivelmente debilitado e com sinais de embriaguez. A apresentação em Ponta Grossa, ao lado do músico e amigo Marcelo Nova, foi uma das últimas do cantor, que faleceria três meses depois.

A reportagem do portal D’Ponta News aguçou muitos leitores saudosistas, que lembraram que foram ao show e as lendas que até hoje cercam a apresentação. Um desses leitores é Carlos Alexandre Ogrysko, que entrou em contato com a redação contando que possui o áudio original do show.

Ele revela que não foi ele quem fez a gravação e que tinha apenas oito anos de idade na época. “Eu fui conhecer as músicas do Raul no início da minha adolescência. A primeira música dele que eu escutei na vida eu devia ter uns 10 ou 12 anos”, lembra.

Carlos comenta que a partir da adolescência começou a acompanhar de perto e conhecer mais a fundo as músicas do roqueiro e se tornar fã do cantor foi inevitável. “Raul é sempre Raul, né? Quem não gosta de Raul?”, brinca.

Carlos comenta que possui a gravação do show realizado em Ponta Grossa há pelo menos 10 anos, mas não lembra como e quando teve acesso. “Foi com algum colega meu ou pela internet mesmo, eu não me lembro como eu consegui esse arquivo. É uma relíquia, uma raridade, pouquíssima gente tem esse áudio”, enfatiza.  

A reportagem do D’Ponta News pesquisou e descobriu que o registro da apresentação foi feito por Gian Hey. Ele tinha apenas 13 anos de idade na época, mas já era fã de Raul Seixas e fez questão de levar um gravador de fita cassete no show. Bem em frente ao palco, Gian permaneceu o tempo todo em pé segurando o aparelho. “Infelizmente, eu não consegui gravar todo o show, era um aparelho muito antigo e além disso eu estava quase sendo quase esmagado no Oscar Pereira”, lembra.

A fita cassete até hoje Gian guarda com carinho, assim como algumas lembranças não tão alegres daquela noite. “O Raul estava fazendo um grande esforço para ficar em pé. Ele chegou a cair. Acenderam as luzes e as pessoas estavam começando a ir embora quando ele retornou ao palco, minutos depois, para continuar o show”, lembra.

Gian, porém, prefere guardar as boas recordações de estar frente a frente com o ídolo. “O que fica é a força de vontade, o desejo de fazer o que gosta e a coragem de se expor daquela maneira. Mesmo doente, o Raul deixava a mensagem de que era preciso tentar outra vez, e era isso que ele estava fazendo”, afirma. Um dos momentos mais bonitos do show, na opinião dele, ocorreu durante a música ‘Sociedade Alternativa’. “Eu olhava para trás e via todo mundo cantando com o Raul. Foi emocionante”, enfatiza.

A gravação do show histórico do Raul Seixas em Ponta Grossa permaneceu guardada apenas no acervo pessoal de Gian durante muitos anos. Depois de algumas melhorias no áudio, ela chegou a ser gravada em CD e compartilhada com outros fãs do roqueiro baiano. O que muita gente não sabe é que o áudio está disponível no YouTube e o portal D’Ponta News também disponibiliza no nosso canal para quem quiser ouvir. Confira e aproveite!

Imagens: Gian Hey/Acervo Pessoal