Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Bispo Dom Sérgio visita estúdio da Pastoral da Comunicação em Irati

2020-09-08 às 13:43

Inaugurado oficialmente há menos de um mês, o estúdio da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, transmitiu a sua segunda live com a presença do bispo dom Sergio Arthur Braschi, desta vez, presencialmente. O bispo, que já tinha gravado uma participação na transmissão que marcou a entrega do espaço, em 21 de agosto, esteve na cidade nesta segunda-feira (7) para celebrar a última noite de novena em honra à padroeira Nossa Senhora da Luz e aproveitou para conversar com a jornalista e coordenadora paroquial da Pascom, Bárbara Gardin. O vigário paroquial, padre Alexandre Spena, assessor paroquial da Pascom, também participou do bate-papo.

Dom Sergio contou como tem sido a condução da Igreja Diocesana na atual realidade, quando a tomada de decisões tem exigido sintonia entre o clero e os governos locais. “Não imaginávamos que fosse chegar onde chegou, mas estamos atentos a toda essa situação que, a nível nacional especialmente, tem apresentado ainda o platô da doença e é preciso nos cuidarmos e cuidarmos de todos”, dizia o bispo. Dom Sergio lembrou o próprio isolamento – ele que é do grupo de risco – e o cancelamento de toda a sua agenda, entre atendimentos, ordenações diaconais e a visita pastoral. “Agora, aos poucos, começo a retomar, mas com toda a prevenção. O que pode ser feito da forma remota, assim está sendo. Tenho participado de inúmeras reuniões online, aprendendo, me inteirando, mas nem tudo pode ser decidido à distância”, citou, adiantando que, no final deste mês, estará na reunião dos bispos do Paraná, em Londrina.

O bispo elogiou a postura das paróquias da diocese que, neste momento desafiador, tem se reinventado para atender os fiéis. “Não só com investimentos na área da comunicação, que tem sido de grande valia como canal de atendimento às pessoas do grupo de risco, mas também com a mudança de hábito, do próprio jeito de celebrar”, afirmou dom Sergio. Padre Alexandre reiterou esse novo posicionamento, comentando que a rotina paroquial foi totalmente adaptada, justamente para acolher as pessoas de mais idade, que são maioria na paróquia.  “Antes, as pessoas vinham até nós; agora, houve uma inversão: nós é que vamos até a casa delas, nos tornamos íntimos. E a Pascom e os jovens da paróquia possibilitaram isso, com seu desprendimento e vontade de ajudar”, ressaltou o vigário.

Dom Sergio voltou a pedir que os diocesanos rezem o terço diariamente até 15 de setembro, dia da padroeira da Diocese de Ponta Grossa, pelos doentes, infectados e pelos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate aa COVID-19.  “Vivemos, nesses dias, o resgate desse importante aspecto da vida religiosa que é a intercessão. Precisamos rezar uns pelos outros, mas, não só isso. Precisamos ser solidários materialmente e espiritualmente, e, vivenciarmos a inclusão, afinal, somos todos de uma só família, a família humana”, destacou o bispo.

O projeto de criação do estúdio para a Pascom da paróquia surgiu em meio a pandemia diante da necessidade de se ter um canal direto e eficaz com a comunidade. Além de um espaço para armazenar com segurança os equipamentos, câmeras e cabos, a sala, dentro do salão paroquial, abriga também a rádio web. Da programação consta a retransmissão do programa Um Novo Céu, Uma Nova Terra, com dom Sergio, aos domingos, às 11h30; a inserção do podcast Conexão Jovem, com padre Kleber Pacheco e a transmissão das missas.      

Da Assessoria de Imprensa da Diocese de Ponta Grossa