Sábado, 27 de Abril de 2024

Eleições 2020: Candidato Osnei Stadler recusa recursos públicos para financiamento de campanha

2020-10-29 às 15:03

Osnei Stadler, candidato a Prefeito da cidade de Prudentópolis – PR pelo partido DEM, recusou, na última semana, a possibilidade de acesso a recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), utilizado para o custeio de gastos das campanhas eleitorais. 

Este financiamento é uma espécie de fundo público destinado exclusivamente para auxiliar os partidos em suas respectivas campanhas. Fica a critério de cada candidato utilizar ou não deste meio. 

O candidato afirma que a escolha foi uma questão de convicção pessoal, pois acredita que não é correta a utilização do dinheiro público para as campanhas eleitorais. “Decidi não utilizar o Fundo Especial de Financiamento de Campanha por conta de meus princípios. Como vice-prefeito, sempre tive respeito ao dinheiro público. E, agora, como candidato, não seria diferente”, ressalta Osnei.

Cada partido é responsável por dividir os valores e elaborar as regras de distribuição do fundo especial, mas é o Tribunal Superior Eleitoral quem aprova essa divisão, e o dinheiro só é liberado com o aval da Justiça Eleitoral.

Se um candidato recusa este recurso, o dinheiro volta para os cofres públicos. 

As eleições acontecem no dia 15 de novembro. Você pode conferir normas, documentações e tirar dúvidas através do site: www.tse.jus.br