O Portal Estatísticas do Eleitorado revela que 1.796 pessoas possuem no cadastro eleitoral o nome social no Paraná. O eleitorado total no estado é de 8.475.632 de pessoas.
Nome social é aquele pelo qual as pessoas transgênero, travestis e transexuais preferem ser identificadas. Desde 2018, eleitoras e eleitores trans podem incluir o nome social no título de eleitor e assim serem também registrados na lista de votação na seção eleitoral.
Nas eleições de 2018, 388 pessoas constavam no cadastro eleitoral com o nome social no Paraná. Em 2020, eram 446.
Em 2022, a alteração podia ser solicitada diretamente pela internet, no Autoatendimento ao Eleitor, até o fechamento do cadastro, em 4 de maio. O serviço estará novamente disponível a partir de 8 de novembro, depois das eleições.
Dados nacionais
No Brasil, 37.646 eleitoras e eleitores informaram o nome social à Justiça Eleitoral. O número equivale a um aumento de 373,83% em relação há quatro anos, quando a medida foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 7.945 brasileiras e brasileiros utilizaram o benefício.
Iniciativa
As pessoas que pretendem concorrer a algum cargo eletivo também podem utilizar o nome social nas urnas eletrônicas. “O respeito à identidade de gênero das pessoas faz parte da dignidade. É muito importante que se respeite a identidade, tanto para as pessoas trans femininas, como masculinas”, destacou Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+.
do TRE-PR