Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Partidos iniciam as convenções para definição de nomes para disputa à Prefeitura e Câmara Municipal de PG

2020-09-01 às 10:51
Foto: PMPG

As movimentações para a corrida eleitoral seguem bastante movimentadas em Ponta Grossa, diversos partidos tem agendado as convenções partidárias para definição de lançamento de candidaturas, formação de chapa, entre outros assuntos. Um dos partidos que já realizaram convenção na cidade foi o Partido Verde (PV). A sigla se reuniu na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (31) para confirmar o lançamento dos nomes dos candidatos a vereador pela legenda. Além disso, o partido formalizou apoio à pré-candidatura de Elizabeth Schmidt (PSD) à prefeitura de Ponta Grossa.

Próximas datas

A atual vice-prefeita, Professora Elizabeth Schmidt (PSD), deverá ser a primeira entre os possíveis prefeituráveis a confirmar o nome na disputa. O partido, PSD, tem convenção agendada para a próxima sexta-feira (4), onde deve confirmar uma chapa na disputa por vagas na Câmara e confirmar o nome da professora como postulante ao cargo de prefeita.

Outro nome bem encaminhado para a disputa ao Palácio da Ronda em novembro é o de Ricardo Zampieri (REPUBLICANOS), ele aguarda apenas a formalização do nome em convenção partidária. Na semana passada, Zampieri e a cúpula do partido realizaram um encontro entre os prováveis pré-candidatos na cidade. Porém, o vereador já ganhou o aval da diretoria estadual e nacional do partido para a disputa do pleito.

Também com data marcada, no próximo dia 5 de setembro, o Democratas (DEM), deve deliberar sobre a chapa completa para a disputa das eleições. O partido deve indicar vereadores que buscarão à reeleição e também apresentar caras novas na disputa. A legenda ainda pode apontar um vice em alguma chapa.

Por fim, o Partido dos Trabalhadores (PT) fará a convenção no próximo dia 6 de setembro. A legenda do ex-presidente Lula promete uma chapa para a Câmara Municipal, além de confirmar o nome do Professor Edson com candidato a prefeito. 

Início da campanha

De acordo o calendário eleitoral, é permitido iniciar a campanha a partir do dia 26 de setembro. A contar desta data, os candidatos poderão fazer propaganda nas redes sociais e em outras plataformas. Lembrando que o primeiro turno acontece no dia 15 de novembro, e o segundo turno, em caso de necessidade, acontece no dia 29 de novembro. 

Calendário

As convenções começaram já nesta segunda-feira (31), o calendário prevê que essas podem ser realizadas até o próximo dia 16 de setembro. O prazo final para registro de candidatos é no dia 26 de setembro. Até a data, os partidos podem fazer ajustes nas chapas. 

Foto: PMPG