Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Agro&Negócio: Cursos curtos e gratuitos para produtores rurais; ouça o podcast especial

2021-06-10 às 17:00

Que tal uma série de cursos e aulas sobre agricultura, voltado tanto para técnicos agrícolas como para aprimoramento de engenheiros agrônomos, produtores, enfim, todos que trabalham com o agronegócio? A pergunta é, por quê abranger todo mundo? Resposta simples, porque o agronegócio se reinventa a cada dia, e a atualização é primordial e constante.

Sobre o assunto conversei com o engenheiro agrônomo Rafael Barok, ele que é um dos responsáveis pela área de educação e cursos da Aegro. A empresa tem como foco a evolução da agricultura, e está lançando uma série de cursos gratuitos.

O mais recente tem como foco o Manejo de Solo. “Nosso objetivo é revisar conhecimentos para a melhoria da qualidade do solo, que impacta diretamente na produtividade”, afirma Barok.

Nessa área de ‘Manejo de Solo’ um dos aspectos estudados será a comparação entre o conservacionismo tradicional e os modelos mais modernos; os impactos disso tudo na produtividade; qualidade física, química e biológica do solo; vantagens e limitações das rotações de culturas, e também a integração entre lavoura e pecuária.

O engenheiro sabe que a experiência no campo conta muito, e por isso respeitam profundamente a experiência dos produtores. “Nós da Aegro afirmamos que quem mais entende do campo é o produtor, porque está vivenciando todos os dias, então a gente busca pelos cursos que temos lançado, de manejo do solo principalmente, aperfeiçoar esse conhecimento que o produtor já tem”, ressalta Barok.

Em termos pedagógicos, quando se tem uma grande abrangência de público, um ponto importante é a questão da linguagem. Esse ponto é tratado com atenção pela Aegro, como explica do engenheiro agrônomo, “Em todos os cursos procuramos uma linguagem simples, onde desde quem está trabalhando lá no operacional, na lavoura, consiga ter uma noção, um conhecimento, como um agrônomo, um técnico agrícola, que as vezes é uma pessoa um pouco mais instruída, consiga também aproveitar os nossos conteúdos”, explica Barok, ao completar que “É um curso completo, com uma linguagem simples”.

Confira os módulos do curso:
• Fundamentos do manejo do solo
• Efeito de sistemas de manejo
• Rotação de culturas
• Plantas de cobertura e integração lavoura-pecuária

Saiba mais em:
https://cursos.aegro.com.br/
https://blog.aegro.com.br/
https://www.youtube.com/c/Aegro/videos

Ouça o nosso podcast.

Agro&Negócio

por Ricardo Weg

Formado em comunicação-social, letras e MBA em Marketing Digital (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Wegrzynovski é multimídia (internet, TV e rádio). Empolgado com a vida, trabalha com marketing e tecnologia. Escreve também para o gigante The Rio Times. É assessor de comunicação em política. Nesse setor trabalhou com a equipe do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Em Brasília, onde morou por 13 anos, trabalhou na Câmara dos Deputados, Ipea, Ministério da Agricultura, e Presidência da República. No exterior trabalhou em Londres e Portugal. Paranaense gente boa, manezinho adotado pela ilha, mora em Floripa quando pode. No mais é “nômade digital”.