Agro & Negócio: Carne angus amplia produção certificada, por Ricardo Weg; ouça o podcast exclusivo | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Agro & Negócio: Carne angus amplia produção certificada, por Ricardo Weg; ouça o podcast exclusivo

2021-06-22 às 11:41

O assunto de hoje é o que há de melhor da carne bovina. Sobre a maravilhosa carne de primeiríssima qualidade, a famosa “Angus”, conversei com o chef Paulo Picanha Telpes, o conhecido Doutor Picanha, que assa churrasco nas principais embaixadas do mundo aqui no Brasil; e também a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.

A novidade é que o  Programa Carne Angus Certificada abriu o leque de parceiros certificados no Paraná. Agora, as unidades frigoríficas do Grupo Argus, de São José dos Pinhais, e da Padrão Beef Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Carnes, de Cascavel, também produzem cortes Angus certificados, ampliação que deve elevar a oferta no mercado local em 40%.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, a meta é fomentar com força a produção de Angus na região, um estado estratégico para a raça. “Temos importantes criatórios no Paraná e novos parceiros só vêm somar a esse mercado tão promissor”, frisou. Até então, apenas a Cooperaliança produzia cortes Angus certificados em solo paranaense.

O Grupo Argus estima movimentar inicialmente 5,4 mil toneladas de Carne Angus Certificada/ano, quantia que deve representar cerca de 20% da produção anual do frigorífico, atualmente em 25 mil toneladas. A planta tem capacidade de abate de 400 cabeças/dia.

CHEF ESPECIALISTA EM CHURRASCO

Um dos expoentes da gastronomia nacional, e que entende muito do assunto carne, é o chef, Paulo Picanha Telpes, o gaucho Doutor Picanha. O chef serve a mesa, com churrasco, dos públicos mais exigentes “do mundo”. Isso porque Paulo Telpes é o chef dos banquetes, com comida típica brasileira, no caso o churrasco, das principais embaixadas que tem escritório no Brasil.

No final de semana passado, por exemplo, Doutor Picanha assou um churrasco especial na embaixada do Canadá. O chef assador conquistou fama mundial com vídeos de receitas da iguaria sulista em canais de televisão e na internet, onde muitos de seus vídeos passam dos milhões de visualizações.

“Muito importante esse certificado, porque aumenta a oferta de produtos Angus, assim como o empreendedorismo da gastronomia”, diz Paulo Picanha Telpes ao se referir ao “churrasco”, que assado na brasa, representa com maestria a gastronomia brasileira. Ainda segundo ele, a procura por cortes Angus tem sido “significativamente alta, como é o caso das embaixadas, que priorizam cortes Angus e de qualidade”.

CERTIFICAÇÃO GARANTE QUALIDADE

Autoridade no assunto, o gente boa Luiz Carlos Tiossi, CEO do Grupo Argus, confirma que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e parcerias como essa do Grupo Argus e da Padrão Beef, se tornam ainda mais importantes para agregar valor à empresa que tem 68 anos de mercado. “Quando um frigorífico tem uma certificação garante que tem o que é de melhor”, afirmou.

Novidades que também chegam a Cascavel. Com capacidade de abate de 1.300 animais/mês, a Padrão Beef projeta que a Angus abocanhe 60% da produção mensal, que atualmente é de mil cabeças. A cooperativa opera com aproximadamente cem fornecedores de exemplares de raças britânicas.

Segundo Lindonez José Rizzotto, presidente da Padrão Beef, a unidade passou a estampar a chancela da Associação Brasileira de Angus no início de junho e, agora, disponibilizará a mercados e casas de carne do Estado todos os cortes de Carne Angus Certificada. Para ele, a parceria com a Angus é de extrema importância no mercado de carne de alta qualidade. “A Angus conseguiu um lugar muito visível nesse mercado”, acrescentou.

A gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, comemora as novas parcerias e destaca que os frigoríficos irão somar na distribuição de Carne Angus Certificada aos paranaenses. “Estamos muito contentes com a chegada do Argus e da Padrão Beef ao Programa. Acreditamos que a expansão do Carne Angus Certificada no país é resultado de um trabalho que é feito com dedicação e responsabilidade dentro dos frigoríficos e que reflete em uma carne de qualidade, reconhecida e demandada pelo consumidor”, afirmou, lembrando do esforço dos técnicos que trabalham todos os dias certificando a carne Angus em frigoríficos de Sul a Norte do país.

O Programa Carne Angus Certificada atua hoje em 11 estados. Ao todo são 40 unidades de 22 empresas parceiras. Em 2020, o Programa certificou 403 mil animais.

OUÇA O PODCAST CLICANDO AQUI

ou através do player abaixo
<

com informações da assessoria.

Agro&Negócio

por Ricardo Weg

Formado em comunicação-social, letras e MBA em Marketing Digital (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Wegrzynovski é multimídia (internet, TV e rádio). Empolgado com a vida, trabalha com marketing e tecnologia. Escreve também para o gigante The Rio Times. É assessor de comunicação em política. Nesse setor trabalhou com a equipe do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Em Brasília, onde morou por 13 anos, trabalhou na Câmara dos Deputados, Ipea, Ministério da Agricultura, e Presidência da República. No exterior trabalhou em Londres e Portugal. Paranaense gente boa, manezinho adotado pela ilha, mora em Floripa quando pode. No mais é “nômade digital”.