Sábado, 20 de Abril de 2024

Agro&Negócio: A logística do agronegócio avança no mundo digital; ouça o podcast exclusivo, por Ricardo Weg

2021-06-17 às 10:40

A logística do agro brasileiro é um problema antigo, sério e caríssimo. São raras as ferrovias, e nossa produção é escoada quase toda por estradas, onde vamos derrubando grãos e alimentando pombos pelo caminho das fazendas até os portos. Além disso, há relativa desorganização entre a multidão de caminhoneiros autônomos e transportadoras.

Para resolver o dilema surge uma união do gigantes do agro, com o uso de muita tecnologia. Mais do que um “Uber ou Waze do agro”, as gigantes vão “colocar pra rodar” com muito combustível, a plataforma digital Carguero.

Estamos falando de muita força econômica, aliada à inteligência digital e capilaridade. O fato é que as empresas Amaggi, Louis Dreyfus, Cargill e ADM transformam a plataforma Carguero em companhia independente, organizando assim parte considerável do transporte no agronegócio brasileiro. O projeto piloto já movimentou em 2020, R$ 2 bilhões em mais de 500 mil fretes.

O sistema é simples, em poucos cliques o caminhoneiro faz um cadastro do APP Carguero no celular. Em seguida já aparecem os fretes disponíveis, mostrando o tipo da carga e valor.

Para o embarcador a facilidade também é simples “Comece agora mesmo a transformar a logística da sua empresa. Tenha acesso a melhor e maior base de motoristas e ferramentas exclusivas para gestão de frete”, promete o aplicativo.

Ouça nosso PodCast a respeito desta iniciativa.

Saiba mais em: www.carguero.com.br

Agro&Negócio

por Ricardo Weg

Formado em comunicação-social, letras e MBA em Marketing Digital (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Wegrzynovski é multimídia (internet, TV e rádio). Empolgado com a vida, trabalha com marketing e tecnologia. Escreve também para o gigante The Rio Times. É assessor de comunicação em política. Nesse setor trabalhou com a equipe do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Em Brasília, onde morou por 13 anos, trabalhou na Câmara dos Deputados, Ipea, Ministério da Agricultura, e Presidência da República. No exterior trabalhou em Londres e Portugal. Paranaense gente boa, manezinho adotado pela ilha, mora em Floripa quando pode. No mais é “nômade digital”.