Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Agro&Negócio: Como aumentar a produção do rebanho de forma sustentável, por Ricardo Weg – ouça o podcast exclusivo

2021-07-27 às 16:27

A pecuária orgânica teve um avanço significativo com um novo produto na alimentação dos animais. Trata-se do Fator P. O produto aumenta o ganho de peso em até 20%, melhora a reprodução das matrizes e colabora na melhora do sistema imunológico.

O produto desenvolvido pela gigante da pecuária, a Premix, foi destaque mundial na mais recente publicação da revista suiça, a Sustainability.

A revista divulgou o estudo “Mitigando as emissões de gases de efeito estufa na produção de gado de corte no Brasil através do manejo animal”. A publicação do artigo foi motivo de comemoração na Premix, que fez questão de enviar pra gente divulgar. O artigo foi escrito pela equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa, em parceria com pesquisadores da UnespFor Jaboticabal.

A Sustainability é um dos principais fóruns de divulgação de artigos na área de sustentabilidade do mundo e uma das líderes em publicações de consulta aberta, o que estimula o acesso do público à produção científica.

O estudo da equipe da Premix utilizou dados produtivos de 300.000 animais e 220.000 hectares. Com os dados avaliaram o impacto dos gases de efeito estufa (GEE) no sistema produtivo das fazendas de pecuária brasileiras e as possíveis melhorias na cadeia produtiva. Para medir as emissões de metano, óxido nitroso e dióxido de carbono, foram utilizadas as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para inventários nacionais.

O Fator P, aditivo 100% natural da Premix, lançado no ano 2000 e utilizado como complemento nutricional para aumento do desempenho de bovinos de corte e leite a pasto e confinados, recebeu este ano o certificado de registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na categoria de aditivos zootécnicos, que são substâncias utilizadas para influenciar positivamente na melhoria do desempenho animal.

Resultado de mais de 20 anos de pesquisas, o Fator P é formulado e produzido com tecnologias inovadoras e naturais, desenvolvidas com o propósito de atuar como aditivo para dietas de ruminantes (bovinos de leite e corte, bubalinos, caprinos e ovinos), equinos, asininos e muares.

O produto vem sendo utilizado em diversos projetos nutricionais ao longo dos últimos anos e tem demonstrado sua eficiência como substituto para a redução do uso de ionóforos e antibióticos nas dietas de bovinos e demais ruminantes. Além disso, se destaca como opção para produção sustentável na pecuária, principalmente na redução de gases do efeito estufa.

Vale destacar que participaram da pesquisa além do André Pastori D’Aurea, também Lauriston Bertelli Fernandes e Luis Eduardo Ferreira, da Premix, e Abmael da Silva Cardoso, Yuri Santa Rosa Guimarães e Ricardo Andrade Reis, da Unesp Jaboticabal.

Para conferir o artigo (em inglês) acesse https://www.mdpi.com/2071-1050/13/13/7207

Saiba mais em https://www.premix.com.br/

OUÇA O PODCAST EXCLUSIVO CLICANDO AQUI OU NO PLAYER ABAIXO

Agro&Negócio

por Ricardo Weg

Formado em comunicação-social, letras e MBA em Marketing Digital (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Wegrzynovski é multimídia (internet, TV e rádio). Empolgado com a vida, trabalha com marketing e tecnologia. Escreve também para o gigante The Rio Times. É assessor de comunicação em política. Nesse setor trabalhou com a equipe do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Em Brasília, onde morou por 13 anos, trabalhou na Câmara dos Deputados, Ipea, Ministério da Agricultura, e Presidência da República. No exterior trabalhou em Londres e Portugal. Paranaense gente boa, manezinho adotado pela ilha, mora em Floripa quando pode. No mais é “nômade digital”.