Agro&Negócio: Quando Brasil tiver logística eficiente, seremos imbatíveis, por Ricardo Weg | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Agro&Negócio: Quando Brasil tiver logística eficiente, seremos imbatíveis, por Ricardo Weg

2022-02-18 às 13:45

Quando Brasil tiver logística eficiente, seremos imbatíveis

Uma das mais promissoras paragens da soja no Brasil, “caçula do Matopiba”, o Piauí é palco da Abertura Nacional da Colheita da Soja 2021/2022. O evento organizado pelo Projeto Soja Brasil, parceria da Aprosoja Brasil e Canal Rural, foi realizado nesta quinta-feira (17) na Fazenda Progresso (Grupo Progresso), prestigiado por dezenas de lideranças empresariais, autoridades públicas e pesquisadores. A cadeia de produção das sementes de soja foi representada pelo presidente da ABRASS (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja), Gladir Tomazelli.

A importância do uso da semente certificada foi destacada durante a cobertura oficial do evento, transmitido ao vivo para todo o Brasil. “Quando se vê soja muito bem desenvolvida, lavouras uniformes, de alto potencial de produção, é sinal de que houve plantio de uma boa semente. Se o sojicultor usa semente de boa qualidade, de excelente vigor e germinação, que tem uniformidade e uma carga genética com resistência às pragas e doenças, isso sem dúvidas vai se traduzir numa lavoura de produtividade e grande resultado”, afirma o líder da ABRASS.

A estimativa é que somente no Piauí sejam colhidas quase 3 milhões de toneladas de soja ao final da safra 2021/2022, com uma área plantada de cerca de 850 mil hectares. A expectativa é de produtividade média próxima das 70 sacas por hectare, guiada pela alta tecnologia empregada nas lavouras e condições climáticas estáveis. O pioneirismo da Família Sanders na região, fundadora do Grupo Progresso, foi ressaltado por participantes do evento.
“É um orgulho para todo o Piauí abrir a colheita de soja este ano. O mundo está tendo a oportunidade de enxergar o trabalho que está sendo feito aqui e as potencialidades, num Estado que tem muito para acontecer. É um orgulho muito grande sediar este evento e receber a todos”, afirma Gregory Sanders, associado e diretor da ABRASS.
MULTIMÍDIA:
Ouça nosso #PodCast Coluna Agro&Negócio:

Para assistir a transmissão completa do evento clique no player abaixo ou aqui.

Agradeço aos amigos da Íntegra Comunicação pelo envio das informações.

Agro&Negócio

por Ricardo Weg

Formado em comunicação-social, letras e MBA em Marketing Digital (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Wegrzynovski é multimídia (internet, TV e rádio). Empolgado com a vida, trabalha com marketing e tecnologia. Escreve também para o gigante The Rio Times. É assessor de comunicação em política. Nesse setor trabalhou com a equipe do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Em Brasília, onde morou por 13 anos, trabalhou na Câmara dos Deputados, Ipea, Ministério da Agricultura, e Presidência da República. No exterior trabalhou em Londres e Portugal. Paranaense gente boa, manezinho adotado pela ilha, mora em Floripa quando pode. No mais é “nômade digital”.