Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Governo Federal concedeu R$ 2,6 milhões em crédito para a Agricultura Familiar em Ponta Grossa

2024-01-02 às 13:41
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O Governo Federal, em novembro de 2023, foi responsável por conceder R$ 2,6 milhões em crédito para a Agricultura Familiar em Ponta Grossa e fomentar a produção de alimentos no município. O recurso é parte integrante do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A execução do projeto é realizada por Bancos Públicos e Privados, o BNDES e Cooperativas de Crédito Rural. Os dados são fornecidos pela plataforma ComunicaBR.

No Brasil, a agricultura familiar ocupa uma extensão de área de 80,9 milhões de hectares, o que representa 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. O levantamento do Censo Agropecuário de 2017, realizado em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil, aponta que 77% dos estabelecimentos agrícolas do País foram classificados como de agricultura familiar. Ainda segundo as estatísticas, a agricultura familiar empregava mais de 10 milhões de pessoas em setembro de 2017, o que corresponde a 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária, sendo responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa.

O setor se destaca como produtor de alimentos, em especial pela produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças. Nas culturas permanentes, o segmento responde por 48% do valor da produção de café e banana; nas culturas temporárias, por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão, entre outras. De acordo com o Censo Agropecuário citado, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.

com informações da Secretaria de Comunicação Social