Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Coluna Bits: Os gigantes tecnológicos, por Matheus Schlosser Basso

2021-08-16 às 10:40

Depois do futebol, talvez uma das coisas que mais identificamos como brasileira é o caminhão, ele faz parte do imaginário coletivo do Oiapoque ao Chuí. Em canções, lendas e até mesmo em programas de televisão o caminhão e a figura do caminhoneiro são marcas registradas do Brasil. No entanto reduzir esse gigante a apenas ao emocional é desconsiderar muito daquilo que ele é.

Que o caminhão é um dos principais motores da economia nacional, transportando alimentos e diversos recursos de norte a sul, todo mundo já sabe. O que nem todos tem o conhecimento é que o caminhão é sinônimo de tecnologia e inovação. Hoje pode-se dizer que o estado da arte da tecnologia encontra-se em toda a engenharia responsável por tornar estes veículos cada vez mais seguros e eficientes.  Sejam em sistemas que auxiliam em frenagens, gerenciam o powertrain, ou até mesmo alertar sobre mudanças indevidas de faixa e colisões eminentes, a tecnologia embarcada nos gigantes das estradas são inúmeras e com os avanços da eletrônica e sistemas computacionais tendem a chegar cada vez mais longes (em breve teremos a possibilidade de condução autônoma no Brasil).

Tão importante quanto operar estas máquinas, é a produção local delas e nisso a nossa cidade está cada vez mais bem servida, uma vez que já contamos com a DAF e agora a Tatra Trucks, duas gigantes europeias.

A Tatra, empresa de origem Tcheca, é terceira fabricante mais antiga a produzir veículos, tendo um foco muito interessante, produzindo veículos pesados para mineiração, óleo & gás, construção, indústria bélica, combate a incêndios e floresta, com a incrível capacidade de veículos 8×8 e até 10×10.

A vinda de uma indústria deste porte é algo que traz mais desenvolvimento, empregos e visibilidade para a cidade e consequentemente todo o estado do Paraná, conforme diz a deputada federal Aline Sleutjes, representante que foi uma das peças-chave para que este investimento fosse concretizado.

Os esforços para a implantação da Tatra iniciaram há 4 anos, quando seus sócios Eduardo Pavel Petrasek, Eduardo Padilha e Ricardo Salles, com o Vice-Governador, Darci Piana, o ex Cônsul da República Tcheca e o atual Cônsul, Rui Lemes iniciaram as tratativas. Já 2019 a Deputada Aline esteve em comitiva na República Tcheca, juntamente do governo do estadual, empresários e algumas cooperativas em busca de investimentos para o estado.

“No grupo Tatra encontrei uma empresa com muita inovação tecnológica, história, força e desenvolvimento. Além disso nos expôs em seu projeto o desejo de se instalar no Paraná. Ser Deputada Federal é ser ponte para realização de projetos. A Tatra está realizando um grande investimento, ampliando a geração de emprego, rentabilidade e inovação. Mais um sonho realizado de muitos que ainda virão. Parabéns Tatra por acreditar em nosso Estado!”, pontuou a Deputada Aline Sleutjes.

A Deputada Aline conta ainda que participou de audiência no ministério da Defesa, onde foi tratada a possibilidade de aquisição de blindados e viaturas para o Corpo de Bombeiros e para o Exército Brasileiro. Os modelos apresentados para a parceria são o T-815-7 de produção nacional da empresa TatraBras e o modelo para caminhão do Corpo de Bombeiros.

Em setembro de 2020, aconteceu a assinatura do protocolo de intenções para instalação da indústria de caminhões TatraBras, na Cidade de Ponta Grossa. A produção começou em fevereiro de 2021, criando 50 empregos diretos. A expectativa é de empregar 300 pessoas nos próximos anos.

Para Sandra Lang Linkensederová, Embaixadora da República Tcheca no Brasil, o apoio da Deputada Aline no projeto contou muito para a concretização da parceria. “Realmente fiquei muito grata, meu país agradece o apoio que recebemos da parlamentar, com as relações e projetos que estamos desenvolvendo no Brasil. Acredito que são projetos interessantes, mas que precisam de apoio e abertura de agendas, como a Deputada Aline tem feito”, destacou Sandra.