Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Coluna Bits: Ponta Grossa na rota para o veículo autônomo, por Matheus Schlosser Basso

2021-12-16 às 09:53
Equipe do projeto com Antonio Crespo – Field Application Engineer da Vector America Latina

Sob a coordenação do Dr. Max Mauro Dias Santos, professor na UTFPR – Campus Ponta Grossa, o Segurauto, projeto sem precedentes a nível de Brasil vem avançando a passos largos em direção ao sucesso. Sistemas autônomos, aquisição massiva de dados, inteligência artificial, instrumentação veicular, sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), dentre outras tecnologias de ponta vem sendo desenvolvidas e utilizadas no laboratório do Grupo de Sistemas Automotivos da UTFPR.

O projeto, o qual faz parte do Rota2030 e reúne 4 universidades de alto nível no Brasil sendo a UTFPR-Ponta Grossa, USP, UFPE, UNB, tem patrocinadores referência no mundo automotivo como DAF, Renault, BMW, Mercedes Benz, Stellantis, Bosch, Vector Informatik e AVL. Com o objetivo trazer o fomento a tecnologia automotiva dentro do Brasil, elaborando soluções de engenharia que se adequem às características do trânsito e estradas brasileiras.

Atualmente, em Ponta Grossa, o projeto conta com dez alunos da instituição, sendo uma equipe multidisciplinar com graduandos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação sendo alocados em diferentes áreas de desenvolvimento, que serão integradas nas etapas finais do projeto.

Já nos primeiros meses o projeto já vem rendendo frutos de grande valia para a instituição mãe na cidade, tendo recebido em outubro um Renault Captur, e no último dia 03 o projeto recebeu das mãos do presidente da DAF no Brasil, Lance Walters, um caminhão DAF XF. Ambos os veículos são aplicados na aquisição de dados de estradas do país, além de servirem como base na implementação do veículo autônomo.

As missões:

A equipe já vem realizando suas viagens para aquisição de dados, sendo uma viagem de teste para a cidade de castro, para validar as configurações de viagem e uma segunda viagem foi realizada para a cidade de São Paulo, onde além dos dados obtidos foram realizadas reuniões técnicas com patrocinadores e parceiros.

Acompanhe o progresso do projeto:

Para acompanhar o projeto e saber mais sobre o desenvolvimento da engenharia automotiva em Ponta Grossa, basta seguir o perfil no Instagram da equipe: @gsa_pg.