há 2 horas
Giovanni Cardoso

A maioria dos brasileiros demonstra preocupação com a possibilidade de o país sofrer algum tipo de intervenção semelhante à realizada recentemente pelos Estados Unidos na Venezuela. É o que aponta pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15), segundo a qual 58% dos entrevistados afirmam ter medo de que uma ação parecida possa ocorrer no Brasil, enquanto 40% dizem não ter esse receio. Outros 2% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento questionou os entrevistados sobre o impacto do episódio ocorrido na Venezuela e se ele poderia representar um risco futuro para o Brasil. O temor é mais expressivo entre eleitores que se identificam como lulistas: 74% desse grupo afirmam ter medo. Já entre os bolsonaristas, 57% também dizem temer uma eventual ação semelhante contra o país.
Além da percepção de risco, a pesquisa também avaliou a opinião da população sobre a própria ofensiva norte-americana. De acordo com os dados, 46% dos brasileiros aprovam a ação militar dos Estados Unidos, que incluiu bombardeios em Caracas e a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, ocorrida em 3 de janeiro. Por outro lado, 39% desaprovam a operação, enquanto 15% não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.