Nesta sexta-feira (27), o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), conhecido como ‘Cometa do Século’, terá seu periélio – quando o cometa estará com um brilho intenso devido à proximidade com o Sol e poderá ser visível do Planeta Terra com mais facilidade.
O astro pode ser observado por entusiastas da astronomia desde metade do mês de setembro e, nos próximos dias, o cometa se aproximará do Sol e da Terra, o que faz com que ele apareça nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do nascer do sol, até o dia 7 de outubro.
Do dia 7 ao dia 11, o cometa vai ficar muito perto do Sol no céu (na visão relativa daqui do nosso planeta), o que dificulta sua visualização, já que o brilho solar ofusca sua imagem.
Após o dia 12, o cometa começará a se afastar novamente e poderá ser visível logo após o pôr do sol, no oeste, perto do horizonte.
De acordo com o Observatório Nacional, ainda não é possível, porém, garantir com exatidão que o Tsuchinshan–ATLAS será visível a olho nu, pois, além das condições climáticas, o brilho de objetos do tipo é difícil de prever. Também, a luminosidade dos cometas oscila e o observador pode precisar de equipamentos como telescópios ou binóculos.
Perto do dia 13 de outubro, por conta na sua maior aproximação à Terra, o cometa alcançará seu brilho máximo.
Leia a notícia completa no G1