há 2 horas
Giovanni Cardoso

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (19) que orientou órgãos do governo a liberar documentos relacionados a "vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs)". A decisão surge em meio a declarações recentes do ex-presidente Barack Obama sobre o tema.
Trump, conforme o g1, afirmou que sua ordem foi motivada por uma entrevista de Obama no podcast de Brian Tyler Cohen, divulgada no sábado (14), na qual o ex-presidente respondeu sobre a existência de alienígenas. "Eles são reais, mas eu não os vi, e não estão sendo mantidos na... 'Área 51'. Não há nenhuma instalação subterrânea, a menos que haja essa enorme conspiração e eles tenham escondido isso do presidente dos Estados Unidos", disse Obama.
Em resposta, Trump criticou Obama, alegando que ele teria revelado informações sigilosas, sem apresentar evidências. "Ele tirou isso de informações sigilosas... Ele não deveria fazer isso", declarou o atual presidente a repórteres a bordo do Air Force One durante viagem à Geórgia. "Ele cometeu um grande erro."
A "Área 51" é uma base da Força Aérea em Nevada frequentemente mencionada em teorias da conspiração que sugerem a presença de corpos alienígenas e naves acidentadas. Documentos da CIA divulgados em 2013 indicam que a instalação é utilizada para testes de aviões espiões ultrassecretos.
Obama, por sua vez, disse em postagem no Instagram no domingo (15): “Não vi nenhuma evidência durante minha presidência de que extraterrestres tenham feito contato conosco. Sério!”. Ele acrescentou que considera a existência de vida fora da Terra provável, devido à vastidão do universo, mas vê baixa probabilidade de visita de extraterrestres à Terra.
Sobre a própria investigação do tema, Trump declarou nesta quinta-feira: "Eu não sei se eles são reais ou não", quando questionado sobre evidências da existência de alienígenas. A Casa Branca não acrescentou comentários, e o escritório de Obama não respondeu aos pedidos de posicionamento até o momento.
Nos últimos anos, o Pentágono iniciou esforços para investigar relatos de OVNIs. Líderes militares afirmaram em 2022 que não encontraram indícios de que alienígenas tenham visitado a Terra. Um relatório de 2024 destacou que investigações desde o fim da Segunda Guerra Mundial não identificaram tecnologia extraterrestre, e que a maioria dos avistamentos era de objetos ou fenômenos comuns interpretados erroneamente.