há 2 horas
Amanda Martins

A expectativa por um novo concurso do Banco do Brasil ganhou força após confirmação do presidente da Fundação Cesgranrio, Jairo Henrique Pereira, de que a banca já encaminhou uma proposta ao banco para organizar o próximo certame.
Segundo o Metrópoles, apesar das limitações impostas pela confidencialidade, há interesse da Cesgranrio em conduzir novamente o concurso. Ele afirmou que a fundação já formalizou a proposta de contratação, mas destacou que a decisão depende exclusivamente do Banco do Brasil. A expectativa, de acordo com ele, é de que o concurso seja realizado em 2026.
O presidente também ressaltou que outras bancas devem estar na disputa pela organização do certame. Tradicionalmente, a concorrência envolve instituições como Cesgranrio, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Cebraspe, com a eventual possibilidade de participação da IBFC.
As declarações vão ao encontro de comunicado oficial do Banco do Brasil, divulgado em 15 de dezembro, informando que a instituição iniciou estudos para a contratação de uma nova banca organizadora. O banco, no entanto, reforçou que ainda não há definição ou previsão de lançamento de edital.
O contrato com a Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso realizado em 2022, encerrou sua vigência em 11 de dezembro de 2025, abrindo caminho para um novo processo licitatório. A entrevista completa com Jairo Henrique Pereira será exibida nesta terça-feira (13), às 20h, no canal do YouTube do Direção Concursos.
Com o fim do cadastro reserva do último edital, a expectativa por um novo concurso aumentou. Estudos internos seguem em andamento, enquanto o cenário indica movimentações que tradicionalmente antecedem a abertura de novos certames no Banco do Brasil.