Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

COVID-19: Ir a bares está entre as atividades com maior risco de contágio, afirmam pesquisadores; confira o gráfico completo

2020-09-08 às 11:16

Especialistas em saúde pública, epidemiologia e infectologia da Associação Médica do Texas (TMA, sigla em inglês), elaboraram um gráfico que mostra os diferentes graus de risco de contaminação por coronavírus, que cada atividade realizada fora de casa oferece.

“É um gráfico feito para o Texas, mas pode ser usado em outros países. Temos que considerar as diferenças nas realidades de cada lugar, é claro, mas também há muitas coisas que são semelhantes”, disse o médico John Carlo, especialista em saúde pública e membro da Associação Médica.

O gráfico foi elaborado seguindo alguns critérios. Entre eles, se a atividade é realizada em ambiente aberto ou fechado, a proximidade com outras pessoas, o tempo de exposição e a probabilidade de manter as práticas de prevenção, como o uso de máscaras e álcool em gel, por exemplo. Além disso, os médicos consideraram que todas as pessoas estariam usando máscaras e mantendo uma distância de pelo menos dois metros de quem não faz parte do mesmo grupo familiar.

Entre as atividades que oferecem mais risco, estão: ir à academia, frequentar bares e cultos religiosos com mais de 500 pessoas. Confira:

Gráfico de risco de contágio por Covid-19 segundo a atividade realizada

“É preciso usar o bom senso sobre o cenário em que você vai praticar cada atividade. Nosso gráfico é um bom guia, mas as pessoas têm que analisar seus próprios casos”, explica o médico.

Com informações da BBC