há 8 horas
Giovanni Cardoso
Após a entrega de 16 máquinas agrícolas a municípios catarinenses por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do Ministério da Agricultura, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a atuação do governo federal no estado e comemorou as ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“A presença do Ministério da Agricultura em Santa Catarina mostra que o governo Lula está sempre atuando e presente no nosso estado, com ações concretas que chegam até os municípios e impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou Lima. Ele também ressaltou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento regional. Entre as diversas ações da gestão federal em Santa Catarina estão a federalização do Porto de Itajaí, a retomada de obras de infraestrutura, além de investimentos em saúde, educação e contenção de encostas e drenagem em diversos municípios. "São investimentos que geram emprego, movimentam a economia e garantem mais qualidade de vida para os catarinenses. É o Brasil cuidando de Santa Catarina", declarou Décio anteriormente.
Os equipamentos foram destinados a 16 municípios: Luiz Alves, Paraíso, Sangão, Alfredo Wagner, Santa Terezinha do Progresso, Iomerê, Armazém, Bela Vista do Toldo, Florianópolis, Monte Carlo, Santo Amaro da Imperatriz, Anita Garibaldi, São Miguel do Oeste, Major Vieira, Araranguá e Santa Terezinha.
Além da entrega, operadores das máquinas participaram de um treinamento técnico com foco na correta utilização dos equipamentos, visando garantir maior eficiência e durabilidade.
Segundo o superintendente da SFA-SC, Ivanor Boing, aproximar os gestores municipais da estrutura do Mapa é essencial. “Trazer os gestores até a Superintendência é fundamental não apenas para as entregas, mas também para apresentar o papel do Mapa em Santa Catarina, com seus serviços e programas que estão à disposição da agricultura catarinense”, disse.
Com investimento nacional de R$ 6,5 bilhões, o Promaq tem como objetivo modernizar a produção agrícola, ampliar a produtividade, reduzir custos e promover a sustentabilidade no campo. O programa prevê a entrega de equipamentos e infraestrutura para municípios de todas as regiões do país.