há 13 horas
Giovanni Cardoso
Um ônibus de turismo que transportava 55 adolescentes em excursão escolar pegou fogo na tarde desta sexta-feira (3), no Centro Histórico de Porto Alegre. O incêndio ocorreu após o veículo atingir a fiação elétrica e colidir com diversos carros estacionados na Rua Espírito Santo.
O grupo de estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, saiu de Vacaria com destino à capital gaúcha para uma visita ao Palácio Piratini. Além dos adolescentes, o ônibus transportava duas acompanhantes e o motorista.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado, mas a Secretaria de Saúde confirmou que 12 pessoas precisaram de atendimento médico, sem registro de feridos graves. Parte dos atendimentos envolveu moradores de um prédio atingido pela fumaça, que também precisaram deixar o local por segurança.
De acordo com relato do condutor às autoridades, houve falha nos freios durante a descida da via, o que provocou a colisão com a fiação elétrica e, na sequência, com ao menos dez veículos estacionados. O impacto causou o início das chamas, que se espalharam rapidamente e chegaram à fachada de um edifício de cinco andares.
Imagens registradas por um dos passageiros mostram o momento em que o ônibus se enrosca nos cabos e o início do incêndio. Vídeos gravados de dentro do veículo também revelam o pânico entre os ocupantes. Apesar do susto, todos conseguiram deixar o coletivo a tempo, de acordo com ClicRDC.
Em nota oficial, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou:
“A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, na tarde desta sexta-feira, 3, às 16h11, atende a uma ocorrência de ônibus em chamas na rua Cel. Fernando Machado, 806 – Centro Histórico, esquina com a rua Espírito Santo. O veículo em chamas não é um ônibus do Sistema de Transporte Público de Porto Alegre – STPoa. O trânsito no Centro Histórico está bloqueado na Demétrio Ribeiro, na altura da Gen. Auto, e na Espírito Santo, na altura da Cel. Fernando Machado. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar fazem o atendimento à ocorrência.”
As causas exatas do incidente serão apuradas pelas autoridades competentes. O trânsito na região permaneceu bloqueado durante o atendimento à ocorrência.
Veja no vídeo abaixo divulgado pelo ClicRDC: