há 2 horas
Heryvelton Martins

Uma força-tarefa da prefeitura local deflagrou uma operação para combater o despejo ilegal de esgoto na Praia da Enseada, famosa pelas águas calmas e quentes. Durante as vistorias técnicas, as equipes flagraram ao menos três tubulações clandestinas lançando resíduos in natura diretamente no mar.
Os pontos de contaminação foram imediatamente fechados para interromper o dano ambiental na faixa de areia e na água. De acordo com o governo municipal, as conexões irregulares utilizavam a rede de drenagem pluvial — destinada apenas à água da chuva — para descartar esgoto doméstico.
A operação é coordenada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), com apoio do Samae e da concessionária Águas de São Francisco do Sul. O objetivo principal é eliminar todas as ligações clandestinas para garantir a balneabilidade da praia e a segurança de moradores e turistas.
As equipes de fiscalização continuam percorrendo a Rua Santa Catarina e vias do entorno para mapear outros possíveis pontos de irregularidade. O trabalho técnico busca assegurar que o sistema de esgotamento sanitário funcione corretamente, preservando o meio ambiente.