há 4 horas
Amanda Martins

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanecerá internado até a próxima segunda-feira (29/12) no hospital DF Star, em Brasília. A informação consta em boletim médico divulgado nesta sexta-feira (26) pela equipe responsável pelo procedimento cirúrgico realizado para correção de duas hérnias inguinais.
De acordo com o Metrópoles, Bolsonaro iniciou o processo de reabilitação, com sessões de fisioterapia, otimização da analgesia e uso de medidas farmacológicas para prevenção de trombose. A equipe médica também ajustou as medicações para controle de soluços e para o tratamento de doença do refluxo gastroesofágico. Não há previsão de novos exames ou procedimentos nesta sexta-feira.
O ex-presidente foi submetido à cirurgia após laudo pericial da Polícia Federal apontar a necessidade de correção de hérnia inguinal bilateral, em caráter eletivo. O procedimento foi realizado com sucesso na quinta-feira (25) e os cuidados pós-operatórios incluem analgesia, fisioterapia motora e prevenção de trombose venosa.
Segundo os médicos, Bolsonaro segue em otimização do tratamento clínico dos soluços, e a necessidade de eventual procedimento intervencionista será reavaliada nos próximos dias. As hérnias inguinais ocorrem quando parte do intestino ou outro tecido interno se projeta por um ponto enfraquecido da musculatura abdominal, formando um abaulamento que pode causar dor e desconforto. A correção cirúrgica envolve anestesia geral e, geralmente, a colocação de uma tela sintética para reforço da parede abdominal.
Bolsonaro deu entrada no hospital na manhã de quarta-feira (24), após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal desde que foi preso, em 22 de novembro. Por determinação judicial, o quarto onde ele está internado permanece sob vigilância permanente de agentes da PF, além de esquema de segurança dentro e fora da unidade hospitalar.