há 5 horas
Amanda Martins
A ex-repórter da RedeTV! Luana Domingos, conhecida como Luana Don, foi condenada nesta terça-feira (21) a pagar R$ 20 mil à TV Bandeirantes, após perder uma ação em que pedia indenização por danos morais contra a emissora.
Luana processava a Band por ter sido exposta em programas policiais, especialmente no Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, que noticiou em 2017 sua prisão por suposto envolvimento com uma facção criminosa. À época, a jornalista passou a ser apelidada de “Bela do Crime”, e sua imagem foi amplamente exibida na mídia.
Segundo informações do portal Metrópoles, no processo, ela alegou ter sido “exposta de maneira sensacionalista e vexatória”, mas o juiz considerou que o programa se baseou em investigações oficiais da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo, não caracterizando ato ilícito.
O magistrado reconheceu que a cobertura teve tom sensacionalista, porém, ressaltou que as informações eram de interesse público e fundamentadas em fatos investigativos.
Com a decisão, além de não receber os R$ 200 mil solicitados por danos morais, Luana Don deverá arcar com as custas do processo e honorários advocatícios equivalentes a 10% do valor da causa.
A jornalista havia sido condenada em 2017 por suposta colaboração com a facção criminosa, após trabalhar por 45 dias em um escritório de advocacia investigado pela polícia. No entanto, foi absolvida há dois anos por falta de provas.
Em nota, a Band informou que não irá se pronunciar sobre o caso, seguindo sua política de não comentar decisões judiciais. A reportagem não obteve retorno da defesa de Luana Don até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.