{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Líder do PT apresenta projeto para acelerar possível perda de mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas

A proposta altera o regimento interno da Casa para que a frequência parlamentar passe a ser acompanhada mensalmente, e não apenas de forma anual

há um dia

Amanda Martins

Publicidade
Líder do PT apresenta projeto para acelerar possível perda de mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas
Foto: Reprodução
Publicidade

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), apresentou nesta sexta-feira (14) um projeto que pretende acelerar o processo de perda de mandato por excesso de faltas, medida que pode atingir diretamente o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março e não tem comparecido às sessões.

Segundo informações do portal Metrópoles, a proposta altera o regimento interno da Casa para que a frequência parlamentar passe a ser acompanhada mensalmente, e não apenas de forma anual, como ocorre atualmente. Pela mudança, a Mesa Diretora deverá produzir relatórios mensais e comunicar o presidente da Câmara quando algum deputado alcançar o limite de ausências permitido.

Segundo Lindbergh, a iniciativa mantém o critério anual previsto para a assiduidade, mas acrescenta verificações trimestrais para ampliar a transparência e o controle público. O texto também determina que, caso seja constatado que não há possibilidade matemática de o parlamentar recuperar a presença mínima exigida, a Mesa deverá instaurar automaticamente o procedimento que pode resultar na perda do mandato, conforme prevê a Constituição.

Atualmente, deputados que faltam a um terço das sessões legislativas perdem o mandato, e a contagem é encerrada apenas no fim do ano legislativo, com divulgação em 5 de março do ano seguinte. Sem a mudança, Eduardo Bolsonaro, cujo pedido de cassação foi arquivado pelo Conselho de Ética, só poderia perder o mandato por faltas em 2026.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Alckmin afirma que corte tarifário dos EUA é positivo, mas distorções persistem
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia