há um dia
Amanda Martins

A Casa Branca anunciou, nesta sexta-feira (14), a redução das tarifas de reciprocidade aplicadas a diversos produtos brasileiros, incluindo café, carne, açaí e algumas frutas tropicais, frescas ou congeladas. A medida foi formalizada por meio de uma ordem executiva, embora ainda não esteja claro o percentual exato da redução.
Desde agosto, importações do Brasil enfrentavam uma sobretaxa de 50% nos Estados Unidos, resultado de duas ordens do então presidente Donald Trump: a primeira, em abril, fixando um adicional de 10%, e a segunda, em vigor desde agosto, elevando o total para 50%. O Brasil é atualmente o principal fornecedor de café aos EUA e figura entre os maiores exportadores de carne ao país.
Segundo informações do portal Metrópoles, nas últimas semanas, autoridades brasileiras e norte-americanas vinham negociando uma flexibilização do “tarifaço”, processo que ganhou força após um encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro, na Malásia.
Com a nova decisão, o governo americano divulgou a lista de produtos beneficiados por algum grau de isenção tarifária, entre eles itens de destaque na pauta exportadora brasileira. A redução passou a valer para mercadorias importadas e retiradas de armazéns dos EUA desde quinta-feira (13).