há 3 horas
Giovanni Cardoso

A pesquisa Genial/Quaest de novembro de 2025 mostra que a maioria dos brasileiros vê o Consórcio da Paz, criado por governadores ligados à direita, como uma ação política e não como uma medida voltada à redução da violência.
Segundo o levantamento, 47% dos entrevistados avaliam que o consórcio “foi feito principalmente por motivos políticos”, enquanto 46% acreditam que a iniciativa “pode efetivamente ajudar a reduzir a violência”. Outros 4% não souberam responder. Já para 3% dos entrevistados a ação serve tanto como política quanto para redução de violência.
O movimento, lançado após a operação no Rio de Janeiro, reuniu governadores de estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e o próprio Rio de Janeiro para propor ações integradas contra o crime organizado. A percepção de que o grupo agiu com motivações eleitorais é mais forte entre eleitores de esquerda e independentes, enquanto apoiadores da direita tendem a ver a iniciativa como uma tentativa de reduzir a violência.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 6 e 9 de novembro de 2025, em todas as regiões do país, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.