O deslocamento de uma frente fria sobre o sul do país muda o tempo também no Paraná a partir de hoje (27). Ao longo do dia, o avanço deste sistema frontal (frente fria), favorece a ocorrência de chuvas que poderão vir acompanhadas de algumas descargas atmosféricas e rajadas de ventos de intensidade moderada a forte. Com o ingresso do ar mais frio e seco na retaguarda da frente fria, espera-se o declínio mais acentuado de temperaturas.
Em Ponta Grossa, a quarta-feira (28) deve ter mínima de 0º e a máxima não deve passar dos 11. Há risco de pancadas de chuvas. Já a quinta e a sexta-feira (30) devem ser de geada no município. Os termômetros variam de -2º a 13º.
Segundo o Simepar, na madrugada desta quarta-feira (28) ainda são previstos chuviscos ocasionais no Leste e no extremo norte do Paraná por causa da passagem da frente fria, contudo o destaque será a mudança brusca da temperatura do ar devido à chegada de uma intensa massa de ar frio e seco (de origem polar), que vai causar o declínio muito acentuado da temperatura, primeiramente nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina e divisa com Santa Catarina. Até a noite o anticiclone frio atinge todas as regiões do Paraná.
A forte massa de ar polar se estabelece sobre o estado do Paraná nesta quinta-feira (29) e aumenta o frio em todas os setores. Por isso, a previsão da formação de geadas fortes em quase todas as regiões paranaenses, inclusive no sul da Região Norte do Paraná. O frio também será intenso no Litoral, com condições atmosféricas para ocorrência de geadas, principalmente nos municípios ao longo da Serra do Mar.
Com exceção do Litoral, há previsão da formação de geadas nas demais regiões paranaenses nesta sexta-feira (30). A massa de ar frio e seco segue atuando sobre o Paraná com intensidade forte, por isso as geadas são intensas.
informações: Simepar / foto: Arquivo D’PN