{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Ponta Grossa

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial repudia fala de vereador contra cotas nas universidades

Conselho deve encaminhar proposta para a Câmara oferecer formação antirracista para vereadores e assessores

há 2 horas

Edilson Kernicki

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial repudia fala de vereador contra cotas nas universidades
Presidente e vice do Conselho Municipal de Igualdade Racial vão pedir que vereadores e assessores tenham formação antirracista - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial também emitiu nota de repúdio contra a declaração do vereador Paulo Balansin (União), da Câmara Municipal de Ponta Grossa, que classificou cotistas como "malandros" e "vagabundos" ao cumprimentar o governador catarinense, Jorginho Mello (PL), pela sanção à lei que proíbe adoção de cotas raciais nos processos seletivos das universidades estaduais.

Em nota assinada pela presidente Jacqueline Simone Barbosa Lopes e pela vice-presidente, Cristiane de Fátima Zelenski, o Conselho afirma que "tais declarações extrapolam o debate político legítimo e configuram discurso discriminatório reforçando estigmas raciais e sociais, utilizados para justificar a exclusão da população negra do acesso a educação superior e a outros direitos".

A nota ressalta o risco de naturalizar discursos racistas, especialmente quando oriundos de um agente público, o que pode resultar em legitimação de condutas discriminatórias e violências institucionais.

O Conselho também deve encaminhar ofício à Câmara Municipal de Ponta Grossa, cobrando ao Legislativo que registre, formalmente, nota de repúdio contra as declarações de Balansin e que reafirme seu compromisso com o combate ao racismo. Por fim, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial vai encaminhar proposta para que vereadores e assessores da Câmara tenham formação antirracista.

Confira a íntegra da nota

"O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no exercício de suas atribuições legais e institucionais, vem, por meio deste, manifestar veementemente repúdio às declarações proferidas pelo vereador Paulo Roberto Balansin, amplamente divulgadas em redes sociais e veículos de comunicação, nas quais o parlamentar se refere a estudantes beneficiários de políticas de cotas como de forma ofensiva utilizando expressões como 'vagabundos' e 'malandros'.

Tais declarações extrapolam o debate político legítimo e configuram discurso discriminatório, reforçando estigmas raciais e sociais, utilizados para justificar a exclusão da população negra do acesso à educação superior e a outros direitos.

A conduta do parlamentar afronta diretamente os princípios constitucionais.

Ressalta-se ainda que as políticas de ações afirmativas, incluindo as cotas raciais, possuem pleno respaldo constitucional, conforme entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Conselho reafirma que discursos racistas não podem ser naturalizados, sobretudo quando emanam de agente públicos, sob pena de legitimar práticas discriminatórias e violências institucionais."

Jacqueline Simone Barbosa Lopes

Presidente do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial

Cristiane de Fátima Zelenski

Vice-presidente do Conselho

Compartilhe:

Leia também

Indiciado por duplo homicídio no Distrito Industrial é preso em Atibaia (SP)Nunes Silvério de Melo teve prisão preventiva restabelecida pelo Tribunal de Justiça
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia