Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

MEC lança cartilha para enfrentamento à violência on-line

há 2 anos

Redação

Publicidade
MEC lança cartilha para enfrentamento à violência on-line
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) lançou mais uma publicação de orientações para a promoção de um ambiente escolar mais seguro. A cartilha Escola Segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema, disponível para download no Portal do MEC, visa auxiliar os diálogos para a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro, com orientações simples e práticas. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo MEC. 

O material traz orientações para três públicos: pais, educadores e estudantes. No capítulo voltado para os pais, a cartilha orienta como lidar com conteúdo sobre possíveis ameaças nas escolas, bem como a identificar se a informação recebida é real ou não e denunciar a desinformação. A cartilha também auxilia os pais no diálogo com os filhos sobre conteúdos digitais que incitam a violência. 

A parte voltada para os educadores e gestores escolares orienta os profissionais como lidar com boatos e conteúdos violentos referentes a ameaças nas escolas, a ter acesso a informações confiáveis e a buscar por ajuda em caso de profissionais que se sintam inseguros ou ansiosos. 

Para estudantes, o material ensina como agir ao receber conteúdos de ameaças nas escolas, apresenta canais de denúncias e orienta como denunciar a desinformação ou conteúdo de violência. 

No site do MEC, também há uma lista de materiais educativos para conhecer mais a respeito do tema da segurança digital e educação midiática. 

Autoria – a cartilha foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de ações preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. Além dos órgãos do Grupo de Trabalho, participaram da elaboração especialistas da sociedade civil sobre segurança digital e educação para as mídias. Os autores são da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; do Ministério da Educação; do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Educamídia, e da Safernet Brasil.

do MEC

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado propõe estender piso nacional para os professores da rede privadaDeputado propõe lei de readequação salarial para profissionais que atuam no ensino básico com formação em nível superior
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia