Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Brasil

MEC lança cartilha para enfrentamento à violência on-line

há 3 anos

Redação

Publicidade
MEC lança cartilha para enfrentamento à violência on-line
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) lançou mais uma publicação de orientações para a promoção de um ambiente escolar mais seguro. A cartilha Escola Segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema, disponível para download no Portal do MEC, visa auxiliar os diálogos para a construção de um ambiente digital mais saudável e seguro, com orientações simples e práticas. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo MEC. 

O material traz orientações para três públicos: pais, educadores e estudantes. No capítulo voltado para os pais, a cartilha orienta como lidar com conteúdo sobre possíveis ameaças nas escolas, bem como a identificar se a informação recebida é real ou não e denunciar a desinformação. A cartilha também auxilia os pais no diálogo com os filhos sobre conteúdos digitais que incitam a violência. 

A parte voltada para os educadores e gestores escolares orienta os profissionais como lidar com boatos e conteúdos violentos referentes a ameaças nas escolas, a ter acesso a informações confiáveis e a buscar por ajuda em caso de profissionais que se sintam inseguros ou ansiosos. 

Para estudantes, o material ensina como agir ao receber conteúdos de ameaças nas escolas, apresenta canais de denúncias e orienta como denunciar a desinformação ou conteúdo de violência. 

No site do MEC, também há uma lista de materiais educativos para conhecer mais a respeito do tema da segurança digital e educação midiática. 

Autoria – a cartilha foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de ações preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. Além dos órgãos do Grupo de Trabalho, participaram da elaboração especialistas da sociedade civil sobre segurança digital e educação para as mídias. Os autores são da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; do Ministério da Educação; do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Educamídia, e da Safernet Brasil.

do MEC

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

IFPR de Ponta Grossa abre vagas para curso técnico em Administração IntegradoFormação sólida e de qualidade para o mercado de trabalho está com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2026; curso é oferecido no Centro de Referência, no Campus Uvaranas da UEPG
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia