AO VIVO:
Ao vivo: Programa Manhã Total, com João Barbiero – Rádio Lagoa Dourada FM (18/11)
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Pesquisa aponta com quais espectros políticos os jovens brasileiros mais se identificam

há 13 dias

Giovanni Cardoso

Publicidade
Pesquisa aponta com quais espectros políticos os jovens brasileiros mais se identificam
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Publicidade

Divulgada nesta quarta-feira (05), a pesquisa Juventudes: Um Desafio Pendente, da Fundação Friedrich Ebert, traça um panorama do posicionamento político da juventude brasileira, apontando a diversidade ideológica entre os jovens.

Segundo os dados, 44% dos jovens brasileiros se situam no centro do espectro político. Já 38% se identificam com a direita, sendo 21% entre direita e centro-direita e 17% com a extrema direita. A esquerda reúne 18% dos jovens, com 14% posicionados entre esquerda e centro-esquerda e 4% na extrema esquerda.

Os dados também revelam diferenças de posicionamento entre gêneros. Entre as mulheres jovens, 20% se identificam com a esquerda, contra 16% entre os homens. Essa diferença se reflete em posturas sociais e políticas, indicando que as mulheres jovens tendem a adotar posições mais progressistas e se distanciar de visões conservadoras.

O levantamento sugere que mulheres jovens são mais propensas a posições progressistas, impulsionadas por movimentos feministas e de mobilização social, como o #EleNão em 2018, que se posicionou contra posturas machistas e misóginas na política.

"Essas diferenças podem ser explicadas pelos avanços dos movimentos feministas, que têm impactado diretamente a conscientização e mobilização das mulheres em torno de causas relacionadas à igualdade de gênero. Esses movimentos, como o #EleNão em 2018, contra a eleição de Jair Bolsonaro por seus posicionamentos machistas e misóginos, destacam o papel das mulheres como protagonistas na luta contra ideologias conservadoras", aponta o estudo.

Já os homens tendem a se identificar mais com o conservadorismo, em parte como reação às mudanças promovidas por ideais feministas e progressistas que desafiam estruturas históricas de poder.

A pesquisa entrevistou 2.024 jovens em todo o território nacional, na faixa etária de 15 a 35 anos, utilizando metodologia de amostragem online com painéis web. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Pesquisa aponta com quais espectros políticos os jovens brasileiros mais se identificam | D'PontaNews