há 6 horas
Amanda Martins

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada neste domingo (9) em todo o Brasil. Os candidatos vão responder a 90 questões objetivas, divididas entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzir uma redação. A segunda etapa da prova acontece no domingo seguinte, dia 16 de novembro, com mais 90 questões, desta vez sobre Matemática e Ciências da Natureza.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, não sendo permitida a entrada após o horário. O exame começa às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília, e terá duração total de 5 horas e 30 minutos.
Nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a aplicação seguirá o fuso local, com início às 12h30. Já no Acre, onde o fuso é duas horas a menos que Brasília, a prova começa às 11h30.
Durante a primeira fase, neste domingo, os participantes poderão permanecer na sala até as 19h. No segundo dia de exame, o tempo máximo será de cinco horas, com término às 18h30. A saída dos candidatos sem o caderno de questões será permitida a partir das 15h30; quem quiser levar o caderno só poderá deixá-lo às 18h30. No segundo dia, a liberação com o caderno ocorrerá a partir das 18h.
Entre os itens proibidos no Enem 2025 estão:
O ingresso após o fechamento dos portões;
O uso de acessórios como bonés, chapéus, viseiras, gorros ou óculos escuros;
Materiais inadequados como lápis, borracha, régua, lapiseira e caneta não transparente;
Livros, anotações ou manuais;
Protetores auriculares;
Relógios de qualquer tipo;
Dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, calculadoras, fones de ouvido, cigarros eletrônicos e chaves com alarme).