há 2 horas
Amanda Martins

Pesquisa divulgada neste domingo (21) pelo instituto Genial/Quaest revela percepções distintas do eleitorado sobre a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República em 2026. Entre os eleitores bolsonaristas, 81% acreditam que o senador seguirá até o fim na disputa presidencial. Já entre os lulistas, esse percentual cai para 32%.
O levantamento divulgado no Metrópoles aponta ainda que 66% da direita não bolsonarista veem a candidatura como definitiva. Na esquerda não lulista, 35% compartilham dessa avaliação, enquanto entre os eleitores que não se identificam com nenhum dos grupos políticos, 46% acreditam que Flávio Bolsonaro manterá a candidatura até o final do processo eleitoral.
A pesquisa também analisou a percepção sobre a possibilidade de a candidatura ser utilizada como instrumento de negociação política. Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, apenas 12% consideram que Flávio possa usar a candidatura com esse objetivo. Na direita não bolsonarista, esse entendimento aparece em 26% das respostas.
Em contraste, a maioria da oposição enxerga a candidatura como uma manobra estratégica. Entre os lulistas, 57% acreditam que a intenção é negociar politicamente, percentual semelhante ao registrado entre a esquerda não lulista, com 56%. Entre os eleitores considerados neutros, 37% compartilham dessa avaliação.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.