AO VIVO:
Ao vivo: Programa Manhã Total, com João Barbiero – Rádio Lagoa Dourada FM (18/11)
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Veja quanto Luís Roberto Barroso receberá ao se aposentar do STF

há um mês

Giovanni Cardoso

Publicidade
Veja quanto Luís Roberto Barroso receberá ao se aposentar do STF
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Publicidade

Com a decisão de antecipar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso deixará o cargo, mas continuará recebendo o mesmo valor bruto de salário que os magistrados em atividade: R$ 46.366,19 mensais, conforme dados disponíveis no Portal da Transparência do STF.

Assim como ocorre com outros ministros aposentados — como Marco Aurélio Mello, Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Carlos Ayres Britto — Barroso manterá as prerrogativas do cargo mesmo após a saída da Corte. Os valores líquidos, no entanto, podem variar de acordo com os descontos obrigatórios, como contribuição previdenciária, Imposto de Renda e outras deduções relacionadas a benefícios e gratificações.

Aos 67 anos, Barroso deixará de receber o abono de permanência, atualmente no valor de R$ 7.600,50, destinado a magistrados que continuam na ativa mesmo após preencherem os requisitos para aposentadoria.

O anúncio da saída foi feito na última quinta-feira (9), durante sessão do STF, e foi seguido por aplausos. Em discurso emocionado, Barroso declarou que “chegou a hora de seguir outros rumos”. E completou: “Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo.”

Indicado à Corte em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), Barroso permaneceu por mais de 12 anos no STF, período em que também presidiu o Supremo e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dois últimos anos. Na despedida, destacou sua trajetória no Judiciário com um tom de gratidão: “Dediquei-me à causa da Justiça, da Constituição e da democracia”, afirmou. “Recebi a bênção de servir ao país e retribuir o muito que recebi.”

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Caixa começa a liberar vale-recarga do Programa Gás do PovoBenefício está disponível apenas em 10 capitais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia