Terminou o 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais, terceiro maior evento do setor no Paraná, que reuniu em um só espaço o melhor do turismo local e recebeu cerca de 4.900 pessoas.
Palestras, cases de sucesso, lançamentos, palco cultural, mesas-redondas e gastronomia fizeram parte do evento. “Divulgamos aqui o melhor da nossa região e geramos vários negócios de curto, médio e longo prazo que, tenho certeza, terão forte impacto em nosso turismo”, pontua Alvaro Fernandes Dias Filho, coordenador geral do evento.
Quem passou pelo Salão só fez elogios, como a empresária Alexandrina Leuch. “Eu fiz muitos negócios, porque aqui é um leque de oportunidades onde a gente pode muito (…)”. Para ela, ter diversas opções dos Campos Gerais em um único espaço foi impressionante. “Eu achei incrível porque num complexo onde abrange tantos lugares que estão dispersos (…) onde eu pude encontrar tudo isso num único local. Então eu saio daqui com o coração cheio de felicidade e muitos contatos”.
Os expositores também destacaram o sucesso do evento, caso de Paula Deduch. “Nós tivemos uma surpresa, viemos com o intuito de divulgar, mostrar o nosso pão, o nosso salame, o nosso restaurante de Ortigueira e nos surpreendemos pela alegria do pessoal ao provar o pão caseiro, a cuca e o salame”. E o evento deu resultado imediato à Lanchonete e Restaurante Deduch: “Para nós foi surpreendente, muito bom o trabalho que foi feito com muitos novos clientes, pois o pessoal nos seguiu na hora nas redes sociais, marcaram o restaurante, então foi muito gratificante”, finalizou a empreendedora.
Tibagi esteve mais uma vez no evento e apresentou suas cachoeiras, hotéis, agências de turismo, museus e outras opções que encantam os visitantes. “Distribuímos muito material de divulgação e já tivemos vários retornos. Muitas pessoas seguindo o Instagram, compartilhando fotos. Então superou as nossas expectativas e a gente está bem feliz e temos certeza que o pós-evento vai ter um resultado significativo para o município”, comenta a secretária de turismo, Kellin Kravutschke. No 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais, Tibagi também lançou a sua mascote inspirada no lobo-guará e ainda apresentou a paçoca de carne.
Outro espaço que movimentou o evento foi a Arena Gastronômica. “Foi uma experiência muito gratificante porque teve doce, salgado, bebidas. Então foi muito bom ter um evento aqui perto de casa e ainda uma experiência diferente, porque foge do nosso dia a dia”, comenta Milena Schemberger. Débora Borba de Souza, instrutora de gastronomia do Senac, foi uma das responsáveis por uma das atividades na Arena Gastronômica: “Eu acabei optando por fazer uma sobremesa e usar três indicações que estão aí na mídia e que eram mais próximas aqui dos Campos Gerais”.
Já a gerente comercial, Silvia Adriana de Oliveira, foi a responsável pela degustação de Vinhos da Bodega Constantini de Porto Amazonas com dois rótulos: sidra Angélica Frack Demi SEC de maçã da espécie Monalisa, a única elaborada pelo método champenoise no Brasil, e o Syrah Nouveau, um vinho tinto de entrada, leve e fácil de beber. No evento, Silvia comentou ainda sobre seus rótulos premiados com medalha de ouro na França em janeiro, que são o Don Costantino e o Enigma. “Apesar de não termos realizado vendas, a ação cumpriu o propósito de relacionamento e abertura de portas e posicionamento de marca”.
Em frente a arena gastronômica estava o palco principal por onde passaram diversas apresentações culturais, como a Companhia de Dança de Ponta Grossa, a Banda Lyra dos Campos, Dança Castro, Coral Frísia e o Arautos do Evangelho. Eziquiel Ramos, diretor de departamento de ensino de arte e formação cultural de Ponta Grossa, comenta que cultura e o turismo caminham juntos, e que grupos artísticos são um importante cartão de visitas da identidade da cidade. “Então, participar de um evento como esse é também uma forma de estreitar laços com o setor de turismo, mostrando que nossa produção cultural valoriza e fortalece a imagem da cidade”.
O Espaço Sebrae, logo na entrada do evento, apresentou aos participantes cases de sucesso, palestras, lançamentos e reuniões. Também aconteceu o 2º HackaTur Campos Gerais, onde três soluções para o turismo foram lançadas e a equipe TurTag foi a vencedora, seguida pela ViaTopos e Explore UP.
Outros espaços chamaram a atenção, como o Pegaí, que recebia doação de livros, a Coleção Campos Gerais, que vendia seus produtos, e a Estação Cultural, com exibição dos atrativos da região. Além disso, alguns lançamentos chamaram a atenção, como dos Produtos de Experiência Turística do Paraná e do Guia Turístico Descubra Campos Gerais. Outro ponto alto do evento foi a recepção de 30 jornalistas de diversas partes do país para conhecer e divulgar os Campos Gerais.
O 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto com realização da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) e parceria do Visite Ponta Grossa e Sebrae/PR.
Contou com patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa por meio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14) e da Sanepar. Ainda contou com apoio da Abrasel Campos Gerais, RPC, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Secretaria de Turismo do Paraná.
Mais informações no site.
Sobre o 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais
O 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) com parceria do Visite Ponta Grossa e Sebrae/PR. O tema da edição é “Cultura que encanta, experiências que conectam”, para valorizar o turismo cultural dos Campos Gerais.
Em sua 5ª edição, conta com patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa, por meio da Lei de Incentivo a Eventos de Grande Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14). Tem apoio do Sistema Fecomércio/PR Sesc Senac IFPD, Abrasel e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Mais informações no site www.salaodeturismocamposgerais.com.br e nas redes sociais @salaoturismocamposgerais.