Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Coronel Lorenzetto inicia comando dos Bombeiros no 5º Comando Regional

Com mais de 30 anos de carreira, coronel destaca valorização da tropa, reforço no efetivo e os principais desafios da região

há 2 horas

Lucas Ribeiro

Coronel Lorenzetto inicia comando dos Bombeiros no 5º Comando Regional
Lucas Ribeiro/D´Ponta News.
Publicidade

Com uma área operacional que abrange cerca de 60 municípios e atende uma população de mais de 2 milhões de pessoas, o 5º Comando Regional de Bombeiro Militar (5º CRBM) passou por uma mudança recente em sua administração. Em evento realizado na última quinta-feira (29), coronel Rafael Lorenzetto, com mais de 30 anos de atuação na corporação, assumiu o comando da região, que conta com 27 quartéis, entre unidades do Corpo de Bombeiros Militar e brigadas comunitárias. O comando foi passado pelo coronel Carlos Alberto de Oliveira, que passou para a reserva remunerada e deixou o comando após 35 anos de atuação.

Em entrevista exclusiva ao D’Ponta News, o coronel Rafael Lorenzetto destacou os primeiros dias à frente do 5º Comando Regional, classificando o momento como um período de adaptação e de continuidade do trabalho já desenvolvido. Segundo ele, o conhecimento prévio da estrutura administrativa e operacional da região facilita o início da gestão, ao mesmo tempo em que o novo posto representa um desafio pela dimensão territorial e pela relevância estratégica do comando no contexto estadual.

Planos para o 5º Comando Regional

Ao longo da entrevista, Lorenzetto destacou os principais objetivos à frente do 5º Comando Regional. Segundo ele, o foco da gestão estará na valorização da tropa, no fortalecimento da estrutura operacional e na aproximação com as unidades da região. “Sempre trabalhei no atendimento às ocorrências e sei da importância de oferecer boas condições de trabalho para quem está no dia a dia do serviço operacional”, afirmou.

Segundo ele, outro objetivo do comando é ampliar a proximidade com as unidades. O coronel afirmou que pretende visitar todos os quartéis da região e também os municípios que contam com brigadas comunitárias, a fim de compreender a realidade vivida em cada local. “A ideia é conhecer a realidade de cada unidade e estar presente junto da tropa”, disse.

Reforços na equipe

Como detalhou Lorenzetto, a região deve receber mais de 84 bombeiros dentro do concurso público que prevê a incorporação de cerca de 900 profissionais em todo o Paraná. Segundo ele, o reforço no efetivo deve contribuir para a melhoria das escalas de serviço e permitir avanços na estrutura dos quartéis, viaturas e equipamentos.

“Além dos novos concursos públicos que estão sendo realizados para incorporar novos bombeiros, serão cerca de 900 no Estado neste ano. A nossa região deve receber próximo de 84 bombeiros, o que vai ajudar muito. Esse reforço melhora as escalas de serviço, o dia a dia da corporação e também permite avançar nas condições de trabalho, como alojamentos, viaturas e equipamentos”, afirmou.

Demandas

Em relação às principais demandas da região, o coronel chama atenção para o volume e a complexidade das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros nos batalhões de Ponta Grossa, Guarapuava e Irati, que ao todo atendem 60 cidades, especialmente nos casos de afogamentos e buscas.

“Temos muitas buscas aquáticas, principalmente de pessoas que morrem afogadas em rios, represas e lagos. Também há muitas buscas por pessoas perdidas em matas e plantações, além de crianças, o que demanda bastante trabalho para as nossas guarnições”, explicou.

Mensagem

Por fim, Lorenzetto reforçou para a comunidade dos Campos Gerais a importância da prevenção e da aproximação entre o Corpo de Bombeiros e a população. Ele destacou que os quartéis estão abertos para visitas de escolas, empresas e instituições para que possam conhecer a estrutura e as atividades no local.

“É importante que a comunidade, principalmente as escolas e as crianças, venham para dentro dos quartéis. A gente consegue repassar noções de prevenção que podem mudar a vida dessas crianças”, afirmou. O comandante também alertou para o período de estiagem e o aumento dos incêndios florestais. “Evitar colocar fogo em terrenos baldios e às margens de rodovias. Nós sempre buscamos orientar a população a procurar o Corpo de Bombeiros para a realização das queimadas preventivas, do manejo integrado do fogo e também da preparação dos terrenos para as plantações. Orientamos a sempre procurar os Bombeiros ou os órgãos ambientais para que tudo possa ser realizado com prevenção. O Corpo de Bombeiros está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 193”, concluiu.

Perfil

A trajetória do novo comandante passa por diferentes regiões do Estado. Ele iniciou a carreira em Ponta Grossa, no antigo 2º Grupamento de Bombeiros, e atuou em unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e no Litoral. Também integrou a Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília, e participou de missões em outras regiões do país. Em 2024, retornou a Ponta Grossa para comandar o 2º Batalhão e, posteriormente, assumiu a subcomandância do recém-criado 5º Comando Regional.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Tibagi aponta índices positivos no fechamento de 2025A gestão também informou que, para 2026, já estão garantidos mais de R$ 7,6 milhões em investimentos para o município
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia