há 2 horas
Lucas Ribeiro

Com uma área operacional que abrange cerca de 60 municípios e atende uma população de mais de 2 milhões de pessoas, o 5º Comando Regional de Bombeiro Militar (5º CRBM) passou por uma mudança recente em sua administração. Em evento realizado na última quinta-feira (29), coronel Rafael Lorenzetto, com mais de 30 anos de atuação na corporação, assumiu o comando da região, que conta com 27 quartéis, entre unidades do Corpo de Bombeiros Militar e brigadas comunitárias. O comando foi passado pelo coronel Carlos Alberto de Oliveira, que passou para a reserva remunerada e deixou o comando após 35 anos de atuação.
Em entrevista exclusiva ao D’Ponta News, o coronel Rafael Lorenzetto destacou os primeiros dias à frente do 5º Comando Regional, classificando o momento como um período de adaptação e de continuidade do trabalho já desenvolvido. Segundo ele, o conhecimento prévio da estrutura administrativa e operacional da região facilita o início da gestão, ao mesmo tempo em que o novo posto representa um desafio pela dimensão territorial e pela relevância estratégica do comando no contexto estadual.
Ao longo da entrevista, Lorenzetto destacou os principais objetivos à frente do 5º Comando Regional. Segundo ele, o foco da gestão estará na valorização da tropa, no fortalecimento da estrutura operacional e na aproximação com as unidades da região. “Sempre trabalhei no atendimento às ocorrências e sei da importância de oferecer boas condições de trabalho para quem está no dia a dia do serviço operacional”, afirmou.
Segundo ele, outro objetivo do comando é ampliar a proximidade com as unidades. O coronel afirmou que pretende visitar todos os quartéis da região e também os municípios que contam com brigadas comunitárias, a fim de compreender a realidade vivida em cada local. “A ideia é conhecer a realidade de cada unidade e estar presente junto da tropa”, disse.
Como detalhou Lorenzetto, a região deve receber mais de 84 bombeiros dentro do concurso público que prevê a incorporação de cerca de 900 profissionais em todo o Paraná. Segundo ele, o reforço no efetivo deve contribuir para a melhoria das escalas de serviço e permitir avanços na estrutura dos quartéis, viaturas e equipamentos.
“Além dos novos concursos públicos que estão sendo realizados para incorporar novos bombeiros, serão cerca de 900 no Estado neste ano. A nossa região deve receber próximo de 84 bombeiros, o que vai ajudar muito. Esse reforço melhora as escalas de serviço, o dia a dia da corporação e também permite avançar nas condições de trabalho, como alojamentos, viaturas e equipamentos”, afirmou.
Em relação às principais demandas da região, o coronel chama atenção para o volume e a complexidade das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros nos batalhões de Ponta Grossa, Guarapuava e Irati, que ao todo atendem 60 cidades, especialmente nos casos de afogamentos e buscas.
“Temos muitas buscas aquáticas, principalmente de pessoas que morrem afogadas em rios, represas e lagos. Também há muitas buscas por pessoas perdidas em matas e plantações, além de crianças, o que demanda bastante trabalho para as nossas guarnições”, explicou.
Por fim, Lorenzetto reforçou para a comunidade dos Campos Gerais a importância da prevenção e da aproximação entre o Corpo de Bombeiros e a população. Ele destacou que os quartéis estão abertos para visitas de escolas, empresas e instituições para que possam conhecer a estrutura e as atividades no local.
“É importante que a comunidade, principalmente as escolas e as crianças, venham para dentro dos quartéis. A gente consegue repassar noções de prevenção que podem mudar a vida dessas crianças”, afirmou. O comandante também alertou para o período de estiagem e o aumento dos incêndios florestais. “Evitar colocar fogo em terrenos baldios e às margens de rodovias. Nós sempre buscamos orientar a população a procurar o Corpo de Bombeiros para a realização das queimadas preventivas, do manejo integrado do fogo e também da preparação dos terrenos para as plantações. Orientamos a sempre procurar os Bombeiros ou os órgãos ambientais para que tudo possa ser realizado com prevenção. O Corpo de Bombeiros está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 193”, concluiu.
A trajetória do novo comandante passa por diferentes regiões do Estado. Ele iniciou a carreira em Ponta Grossa, no antigo 2º Grupamento de Bombeiros, e atuou em unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e no Litoral. Também integrou a Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília, e participou de missões em outras regiões do país. Em 2024, retornou a Ponta Grossa para comandar o 2º Batalhão e, posteriormente, assumiu a subcomandância do recém-criado 5º Comando Regional.