Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025

Efeito Trump: Tarifaço dos EUA leva ao desligamento de 200 trabalhadores em Jaguariaíva

Indústria madeireira, base da economia local, está entre as mais afetadas pelas tarifas impostas pelos EUA
2025-09-03 às 15:52
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jaguariaíva divulgou, na tarde desta quarta-feira (03), uma nota oficial em solidariedade aos quase 200 trabalhadores desligados de uma das empresas do município. A motivação por trás do caso estaria relacionada às consequências da série de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. No comunicado, a gestão informa que está planejando um conjunto de ações para reduzir os danos causados à renda dos colaboradores. Por conta do caráter madeireiro da economia, a região tem sido uma das mais afetadas pelo chamado “Tarifaço”.

Ao D’Ponta News, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, comentou que já vinham ocorrendo demissões pontuais no município em decorrência das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos. Entretanto, nesta semana, cerca de 200 colaboradores da BrasPine foram desligados de forma simultânea. O chefe do Executivo ressaltou que o setor é um dos mais prejudicados pelo Tarifaço, configurando um grave problema para a administração municipal.

O prefeito destacou ainda que, em conjunto com outros municípios da região, vem trabalhando para mobilizar o Governo Federal, a fim de que atue de maneira mais efetiva nas negociações. No âmbito local, ele afirmou que têm sido adotadas medidas de suporte aos trabalhadores afetados. Conforme divulgado na nota oficial, estão sendo oferecidos cursos de qualificação obrigatória para colaboradores suspensos temporariamente (layoff), além da realização de um Feirão de Empregos da Agência do Trabalhador, que disponibilizará 200 vagas em uma empresa do ramo atacadista recém-instalada no município.

Às famílias e trabalhadores afetados, Juca Sloboda, em nome da gestão municipal, declarou: “Deixamos toda a nossa solidariedade e colocamos nossa gestão à disposição, para que seja possível recolocar essas pessoas no mercado de trabalho o mais rápido possível.” O prefeito enfatizou ainda que a administração está preparada para oferecer todo o suporte necessário durante este período.

Outras ações

A nota oficial também reiterou o cancelamento das festividades que marcariam o aniversário de 202 anos do município. No comunicado, a Prefeitura informou que será realizada “uma celebração mais modesta, além da redução de despesas administrativas, sem prejuízo da continuidade dos serviços públicos”.

Outras iniciativas para conter os danos causados à economia local também estão em andamento, como a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae. Além disso, estão sendo construídos barracões industriais, com o objetivo de atrair novas empresas, e otimizados os processos de obras públicas, a fim de gerar mais empregos para a mão de obra local.

Confira a nota na íntegra:

Comunicado da empresa

Em contato com a BrasPine, empresa responsável pelo desligamento em massa, foi informado que não havia representantes disponíveis no momento para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. O Portal D’Ponta News permanece aberto para um posicionamento oficial da companhia.

Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins