Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Em semana de isolamento social, ocorrências criminais diminuem 35%

há 6 anos

Redação

Publicidade
Em semana de isolamento social, ocorrências criminais diminuem 35%

O Paraná registrou redução de 35% nas ocorrências criminais na semana passada (de isolamento e mudança de conduta) em comparação com a anterior a ela. Na semana de 16 a 23, em comparação com a semana de 09 a 15, foram registradas 2.094 ocorrências a menos em todo o Paraná com relação aos crimes de furtos e roubos, furtos e roubos de veículos, e violência doméstica.

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública são parciais e relacionados ao período de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado.

Segundo a secretaria, a queda no número de registros de boletins de ocorrência na última semana tem relação direta com a orientação do Governo do Estado para a população ficar em casa durante o enfrentamento à proliferação do coronavírus. “A população está saindo menos de casa, seguindo as orientações do Governo do Estado e se prevenindo contra o Covid-19, e, com isso, fica menos exposta ao crime, e os oportunistas com menos chance para cometer o ilícito”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Apesar da pandemia do coronavírus, as polícias não paralisaram nenhuma atividade e estão trabalhando mais para garantir a segurança pública à população. “As polícias do Paraná continuam seus trabalhos de combate à criminalidade normalmente, ou seja, a Polícia Militar continua com o policiamento preventivo e ostensivo em todas as regiões do Estado, bem como a Polícia Civil não suspendeu nenhuma investigação”, afirmou.

Foram 5.921 boletins de ocorrência na semana de 09 a 15, e 3.827 na semana de 16 a 22, mostrando uma queda de 35% nos crimes mencionados acima. Já os crimes relacionados à violência doméstica diminuíram em 38%: na semana de 09 a 15 foram 1.498 registros, contra 923 na última semana (16 a 22/03).

Dentre os crimes contabilizados, a redução pode ser vista ainda em relação a furtos e roubos. O furto reduziu em 36% no período contabilizado (de 3.039 ocorrências para 1.941) e o roubo em 31% (de 898 para 622).

Em relação ao furto e roubo de veículos, também foi possível perceber uma diminuição expressiva. Os furtos de veículos em todo o Estado tiveram queda de 29% (de 352 para 250) e os roubos de veículos queda de 32% (de 134 para 91).

“Como a nossa população está praticando o isolamento social e restringindo a sua atividade ao núcleo doméstico, nós temos menos pessoas nas ruas, shoppings e mercados, ocorrendo a redução nos índices”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos. “E o resultado é oportuno tanto para a Segurança Pública como para a Saúde também, visto que, ao evitar as aglomerações, estamos quebrando a cadeia de contágio do coronavírus”, acrescentou.

CURITIBA - A capital do Estado também mostrou queda nos índices criminais. O número de boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica apontaram redução de 40%. Na semana  de 09 a 15 foram 193 registros, contra 115 na semana passada (16 a 22).

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, ressaltou que o trabalho das polícias do Paraná, mesmo com as ações de combate ao coronavírus, não mudou. “As polícias continuam atuando muito forte nas ações preventivas e também repressivas, então, nenhuma ação de investigação foi cancelada ou paralisada, nenhuma operação de repressão qualificada foi suspensa. O que aconteceu é que agora a gente reforçou, mais do que nunca, os efetivos na rua e as investigações também foram ampliadas, para garantir à população segurança”, disse.

Resultado das ações policiais é também a redução nos casos de furtos e roubos em Curitiba durante o período contabilizado. Na semana de 16 a 22 foram registrados 228 roubos, 40% a menos que os 379 registrados de 09 a 15. O furto reduziu em 41%: 495 ocorrências na semana passada e 837 na semana atrasada.

Furtos e roubos de veículos também diminuíram na semana passada em comparação com a anterior a ela. As ocorrências do primeiro diminuíram em 30% (117 para 82) o segundo em 22% (49 para 38).

Imagens/informações: SESP/PR.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Diagnóstico precoce pode evitar até 80% dos casos de cegueira infantil, alertam especialistasA Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que cerca de 500 mil crianças ficam cegas todos os anos no mundo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia