há 4 horas
Gabriel Aparecido
Um dos representantes da equipe de enfermagem do Hospital Municipal de Ipiranga entrou em contato com o D'Ponta News, na tarde desta segunda-feira (20), para denunciar o atraso no pagamento dos salários. Contratados de modo terceirizado pela Seven Assistência de Enfermagem, os funcionários relatam que têm sido evitados pela empresa ao tentarem entrar em contato, cobrando o pagamento dos salários.
O representante do grupo pediu que sua identidade permanecesse anônima, por medo de represálias. Ele contou que, desde o último mês, o grupo de funcionários, composto por enfermeiros e técnicos em enfermagem, tem sido ignorado pelos representantes da Seven Assistência. "A empresa simplesmente sumiu, deu um golpe e não responde mais às ligações nem ao WhatsApp", denuncia.
O D'Ponta News teve acesso às conversas entre os funcionários e às tentativas de contato com a empresa. Em uma das mensagens, enviadas dentro de um grupo do WhatsApp dos profissionais contratados pela Seven, é possível ver algumas pessoas dizendo que haviam sido bloqueadas pela empresa, quando notaram que não conseguiriam mais entrar em contato. "Pessoal, estamos tentando contato com a empresa Seven, porém não estamos conseguindo", mandou um dos profissionais no grupo.
Em outro chat, agora diretamente com a empresa, é possível ver um acúmulo de ligações e mensagens sem resposta enviadas à empresa.
O funcionário conta que o grupo está entrando com uma ação trabalhista contra a Seven Assistência. "Acionamos advogados, agora só estamos aguardando que todos os profissionais juntem os documentos", detalha. A Seven Assistência de Enfermagem é uma empresa de Ponta Grossa e atua no sistema de saúde do município, como no Hospital Regional e em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Um dos membros do grupo de funcionários, inclusive, comentou que chegou a ir à sede da empresa em Ponta Grossa, mas sem sucesso quanto ao retorno sobre o pagamento. "Restou pedir orientação ao nosso jurídico aqui", concluiu o funcionário em uma das mensagens enviadas dentro do grupo.
O representante continua sua denúncia, afirmando que não seria a primeira vez que a Seven atrasa os pagamentos dos funcionários. De acordo com ele, as notas fiscais eram assinadas até o quinto dia útil de cada mês pelos profissionais, que receberiam o salário cerca de duas semanas depois da emissão. "[O pagamento] sempre era dia 15 ou 20, mas com muita insistência dos profissionais ligando para a empresa", relata.
O funcionário complementa que, durante o período entre a emissão da nota fiscal e o depósito do salário, a empresa "sumia por dias". "Como ela já tinha a documentação, só restava passar o dinheiro para os funcionários", relata. Ele conta que a empresa só fornecia um retorno quando as cobranças já estavam acumuladas. A empresa faz a gestão dos enfermeiros e técnicos desde setembro de 2024.
O D'Ponta News também teve acesso às notas fiscais, que comprovam o repasse dos valores da Prefeitura de Ipiranga à Seven Assistência de Enfermagem. Diante dos pagamentos, a responsabilidade pelo repasse deixa de ser da Prefeitura. De acordo com os documentos, a transferência já havia sido realizada no começo deste mês, no dia 8 de outubro. O comprovante de transferência, do Fundo Municipal de Saúde para a empresa responsável pelo pagamento dos profissionais, tem data de 9 de outubro.
A equipe do D'Ponta News entrou em contato com a Seven Assistência, pedindo um posicionamento e uma versão dos fatos, mas, até o momento da publicação desta matéria, não obteve respostas. O espaço permanece aberto para que a empresa se posicione.