há 8 horas
Gabriel Aparecido

Através do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER/PR), o Governo do Estado contratou cinco lotes do Programa Conexões Seguras, que deve avaliar mais de 200 interseções em rodovias estaduais quanto à necessidade de obras. O estudo, que contou com um investimento superior à R$ 10,6 milhões, tem como objetivo entender como é possível melhor o tráfego pelas rodovias do estado. Nos Campos Gerais, sete trechos estão inclusos no estudo.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, o programa deve ser realizado em duas etapas, em até 24 meses. Na primeira etapa irá estudar os chamados "pontos críticos", isto é, locais que apresentam a segurança comprometida, inclinações acentuadas, geometria inadequada e outros fatores que prejudicam o fluxo de carros pela região.
Já na segunda etapa, está prevista a elaboração dos anteprojetos de engenharia, com base nos estudos da primeira fase. Aqui serão propostas as soluções para cada trecho, como o aumento da capacidade de tráfego, correção de vias de acesso e, até mesmo, a substituição da interseção por viadutos e trincheiras.
Na região, serão o programa irá analisar os pontos de interseção nos seguintes municípios:
Ventania: PR-531 (Interseção com PR-239)
Ventania: PR-239 (Interseção com PR-090)
Piraí do Sul: PR-090 (Interseção com dois trechos de estadas rurais)
Fernandes Pinheiro: PR-438 (Interseção com estrada urbana)
Arapoti: PR-239 (Interseção com dois trechos de estradas rurais)
Outros pontos podem ser vistos pelo mapa interativo, divulgadao pelo DER/PR.